Atenção: As suas conversas do WhatsApp podem ter sido reveladas

Atenção: As suas conversas do WhatsApp podem ter sido reveladas

22 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

O WhatsApp é provavelmente a aplicação mais utilizada do mundo, e mesmo que não seja a mais utilizada, está provavelmente no TOP5 das mais utilizadas. O facto de a aplicação contar actualmente com mais de 2 biliões de utilizadores, demonstra bem o sucesso da aplicação de propriedade do Facebook.

WhatsApp: Chats de grupos indexados na Google

E se é um desses 2 biliões de utilizadores, e participa em algum grupo na aplicação, fique a saber que existem algumas possibilidades das conversas desses grupos terem sido “tornadas publicas”. Para quem não sabe, as conversas em grupo privadas do WhatsApp são acedidas apenas pelo código de convite que pode ser distribuído pelos moderadores do referido chat. Esses códigos de convite nada mais são do que URLs com sequências de texto específicas. Muito inofensivo e usual, certo?
É que parece que a Google está a indexar alguns desses URLs, o que significa que qualquer pessoa pode usar a Google, encontrar esses URLs e aceder a esses grupos.

Agora, antes que essa situação fique fora de controlo, o importante a ter aqui em conta, é que a culpa não é da Google. O problema está no WhatsApp, ou melhor no Facebook. A Google é conhecida por usar rastreadores que indexam os URLs em toda a Internet, e fica muito fácil para diferentes sites, e aplicações, colocar uma linha de código em páginas que permitem especificamente que a Google saiba que as informações não existem para serem rastreadas.

Tendo em mente a afirmação acima, parece que o WhatsApp não está a implementar essa prática e, portanto, os links estão a ser rastreados e descobertos por utilizadores mais curiosos.

Se tambem estiver curioso para saber se o seu grupo privado do WhatsApp está indexado ou não, basta digitar “chat.whatsapp.com” no navegador e adicione algumas informações relevantes ao seu chat em grupo, e elas serão mostradas.


Embora possa parecer uma questão inofensiva, devemos reconhecer o facto de que muitas organizações, mesmo no nível do governo, usam chats em grupo do WhatsApp porque são fáceis de obter acesso e convenientes. Se alguém puder aceder a essas conversas apenas usando o recurso de indexação do Google, isso significa que ela também pode obter acesso aos números de telefone das pessoas desses grupos.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.