Controlo de Acesso: Proteja a sua rede contra a o Acesso Indesejado

Controlo de Acesso: Proteja a sua rede contra a o Acesso Indesejado

18 Julho, 2022 0 Por José Duarte

O router da sua casa emite sinais wireless à sua volta, dentro de toda a sua cobertura wireless, quer chegue ao interior da sua casa, podendo chegar às casas dos vizinhos ou ao exterior.

As pessoas próximas podem encontrar facilmente a sua rede wireless, e causar alguns constrangimentos na sua rede doméstica se, acidental ou deliberadamente, obtiverem a palavra-passe da sua rede, através de um membro da sua família ou através da tecnologia de intrusão de rede. Os routers TP-Link fornecem controlo de acesso para ajudar a proteger a sua rede doméstica contra este tipo de ocorrências.

O que é o Controlo de Acesso (ACL)?

O Controlo de Acesso permite-lhe definir uma lista para controlar que equipamentos podem aceder à sua rede (por fios ou wireless) e à Internet, evitando a intrusão da rede.

Controlo de Acesso

Como funciona o Controlo de Acesso (ACL)?

O Controlo de Acesso suporta dois tipos de listas: Blacklist (bloqueia acesso à rede) e Whitelist (permite acesso à rede).

Se quiser bloquear equipamentos específicos, escolha o modo Blacklist. Os equipamentos nessa lista não poderão aceder à sua rede.

Se quiser bloquear todos os equipamentos, exceto equipamentos específicos, escolha o modo Whitelist. Apenas os equipamentos nessa lista vão poder aceder à sua rede.

Como configurar o Controlo de Acesso (ACL)?

Os routers TP-Link oferecem-lhe várias formas de controlar que equipamentos podem aceder à sua rede

  • Utilizar a app TP-Link Tether para bloquear ou desbloquear equipamentos

A app Tether é a forma mais fácil de aceder e gerir os seus routers e repetidores de sinal TP-Link no telemóvel. Pode ver a lista de clientes de rede e bloquear ou desbloquear facilmente os mesmos. Os equipamentos bloqueados serão adicionados à Blacklist, se os desbloquear remove-os da Blacklist.

  • Utilizar o Mapa de Rede na página de gestão do Router para bloquear ou desbloquear equipamentos

Na página de gestão acedida através do Browser, os routers TP-Link têm um menu com o Network Map (Mapa de rede), onde se pode clicar para ver a lista de clientes e bloquear ou desbloquear equipamentos, tal como a app Tether. Os equipamentos bloqueados serão adicionados à Blacklist, se os desbloquear remove-os da Blacklist.

Se o seu router não tem a página do Mapa de Rede na webpage, utilize os outros métodos.

  • Utilizar o Controlo de Acesso (ACL) na webpage para controlar o acesso dos equipamentos

Em alternativa à página do Mapa de Rede, pode configurar uma Blacklist para bloquear todos os equipamentos, exceto equipamentos específicos, vá a Advanced > Security > Access Control para ligar a função. A disposição dos menus e das páginas pode variar consoante o modelo ou a versão do firmware. Se precisar de instruções detalhadas, consulte o manual de utilizador do seu router em https://www.tplink.com/support/download/.

Dicas para o uso do Controlo de Acesso (ACL)

  1. A Blacklist é recomendada na maioria dos casos.
  2. Se quiser utilizar a Whitelist, lembre-se de adicionar todos os equipamentos dos membros da sua casa à lista. Os equipamentos que não estão na lista não vão puder aceder à sua rede.
  3. Para verificar se o modelo do router tem a página do Mapa de Rede, e Controlo de Acesso na webpage, consulte o manual de utilizador do seu router em https://www.tplink.com/support/download/ ou o emulador do seu router em https://www.tplink.com/en/support/emulator/.
  4. O Controlo de Acesso permite ou bloqueia o acesso de equipamentos à rede com base nos seus endereços MAC.
Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.