Vai poder controlar televisões com Google TV através do smartphone

Vai poder controlar televisões com Google TV através do smartphone

3 Março, 2021 0 Por Joel Pinto

A Google quer tornar possível o uso do seu smartphone como comando para controlar o seu sistema operativo para os aparelhos televisivos. A sua aplicação dedicada será assim inspirada no Android Remote Control, que já não recebe qualquer actualização há mais de 3 anos.

Há anos, a Google oferece aos utilizadores do Android TV uma aplicação que permite que o smartphone seja utilizado como se de um comando para a sua TV se tratasse. No entanto, a última actualização dessa aplicação aconteceu em 2017, e como deve imaginar, está completamente fora da realidade actual. No entanto, o gigante das pesquisas parece ter outros planos para o seu sistema operativo, como atesta a chegada ao mercado do Google TV.

O pessoal do 9to5Google esteve a explorar o código da aplicação dedicada e descobriram que a fabricante poderia, entretanto, usar esse mesmo princípio. Este último poderia, assim, ligar-se aos dispositivos equipados com o Google TV e Android TV, e transformar o smartphone do utilizador num comando universal.

O APK do Google TV, anteriormente conhecido como Play Filmes e TV, recebeu uma actualização para a versão 4.25. Este último inclui linhas de códigos que podem indicar a presença de um pad multidirecional, botões “Enter” e “Return”, bem como um dispositivo de ligação entre o smartphone e a televisão. Pode ler em particular “Verifique se a sua Android TV está conectada à mesma rede WiFi ou Ethernet”, bem como “Procurando a sua Android TV em [NetworkName] e Bluetooth”.

Google TV

Google TV terá direito a funções que permitem controlar a TV através do smartphone

Segundo o pessoal do 9to5Google, eles testaram a aplicação e não conseguiram ligar o seu smartphone à TV. Nenhum dispositivo foi encontrado, seja através do WiFi ou do Bluetooth. Isso pode acontecer porque o recurso ainda está em estágio de desenvolvimento, e como tal não está pronto para ser utilizado. No entanto, essa informação indica que a aplicação Google TV funcionará exactamente como a versão para Android TV, e pode ser muito prática, já que não requer uma aplicação de terceiros para controlar a TV.