Canonical anuncia o lançamento do Ubuntu 21.10

Canonical anuncia o lançamento do Ubuntu 21.10

15 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

A Canonical anunciou ontem o lançamento do novo Ubuntu 21.10 Impish Indri, que como sempre, chega com muitas mudanças importantes, nomeadamente o kernel Linux 5.13 e GNOME 40. Esta actualização também corrige um problema que afecta o Firefox, em versões anteriores do Ubuntu.

O novo kernel Linux 5.13 apresenta suporte para mais hardware. E com esta actualização chega o suporte para chips Intel e AMD mais recentes, como os Intel Alder Lake S ou AMD Aldebaran, alem do suporte para os Microsoft Surface, tal como o suporte rudimentar para o Apple M1. Se teve problemas de hardware com o Ubuntu no passado, tentar este novo Ubuntu 21.10 pode resolver o seu problema.

Outra grande mudança está relacionado com o GNOME 40. Houve alguma decepção em Abril quando a Canonical decidiu manter o GNOME 3.38, no lançamento do Ubuntu 21.04, mas agora a empresa teve tempo de fazer as suas alterações, então o incluiu a versão mais recente neste lançamento. Notavelmente, a Visão Geral das Actividades muda para um design horizontal (a barra lateral do Ubuntu permanece vertical), o que deve melhorar o fluxo de trabalho. A barra lateral do Ubuntu agora divide as aplicações em execução das aplicações fixas usando um divisor, e a lixeira também está disponível na barra.

Ubuntu 21.10

Ubuntu 21.10 já está disponível para download

Esta versão também actualiza o LibreOffice para a versão 7.2.1, o Thunderbird para a versão 91.1.2 e o Firefox está na versão 93.

No entanto, este Ubuntu 21.10 não é considerado um grande lançamento de suporte de longo prazo, então ele só receberá actualizações até Julho do próximo ano. A Canonical recomenda que continue com o Ubuntu 20.04 LTS se precisar de suporte de longo prazo. Pode descarregar esta nova versão do Ubuntu aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.