Já conhece os novos processadores da Apple? Os M1 Pro e M1 Max

Já conhece os novos processadores da Apple? Os M1 Pro e M1 Max

19 Outubro, 2021 0 Por Joel Pinto

A Apple realizou ontem um grande evento que serviu de apresentação para novos dispositivos, entre eles os novos AirPod 3 e em especial os novos MacBook Pro. Esses novos MacBook chegam com algumas novidades, e entre as novidades temos os novos processadores da empresa, os M1 Pro e M1 Max, que são uma evolução do Apple M1, que a empresa revelou no ano passado.

Segundo a Apple, estes novos processadores apresentam melhor desempenho e melhor eficiência energética, tornando-os ideais para os seus novos dispositivos. A Apple, como sempre, foi muito vaga, mas em termos de números concretos, o CPU no M1 Pro, e M1 Max, oferece um aumento de desempenho na ordem dos 70% em comparação com o M1 do ano passado. Os programadores de software que usam esses chips perceberão tarefas intensas, como a compilação do Xcode, serem concluídas ainda mais rápido do que anteriormente.

Já o GPU do M1 Pro é duas vezes mais rápido do que aquele que está presente no M1, enquanto o GPU do M1 Max apresenta um aumento de desempenho de quatro vezes - este último chip será ideal para utilizadores com fluxos de trabalho gráficos exigentes.

Embora o M1 já tenha conseguido um bom desempenho usando menos energia em comparação com outros chips de PC, ele ainda foi superado por chips de laptop de 8 núcleos modernos em desempenho (mas não em eficiência energética). Os novos M1 Pro e M1 Max são superiores aos chips de laptop, de 8 núcleos, tanto em termos de consumo de energia, como de desempenho. Os novos chips usam 70% menos energia, o que significa que a bateria dos novos MacBook Pro devem durar mais tempo em comparação com outros computadores.

M1 Pro

Apple anuncia os novos M1 Pro e M1 Max

Como muitos dos compradores dos novos MacBook Pro são profissionais que precisam editar vídeo, a Apple garante que estes novos chips podem fazer processamento de vídeo maximizando a vida útil da bateria. Para conseguir isso, o M1 Pro vem com aceleração dedicada para o codec de vídeo ProRes, que permite a reprodução de vários streams de vídeo ProRes 4K e 8K enquanto consome menos bateria. O M1 Max fornece codificação de vídeo duas vezes mais rápido em comparação com o M1 Pro e possui dois aceleradores ProRed. O novo M1 Max agora pode transcodificar vídeo ProRes no Compressor dez vezes mais rápido do que o MacBook Pro de 16 polegadas da geração anterior.