Conheça o Wi-R: tecnologia de transferência de dados que funciona… por toque

Conheça o Wi-R: tecnologia de transferência de dados que funciona… por toque

13 Fevereiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Wi-R uma tecnologia desenvolvida pela startup Ixana, é baseada em campos eletro quase estáticos (ou EQS). Em detalhes, isso significa que um simples aperto de mão é suficiente para transmitir informações entre dois indivíduos, o corpo então atua como uma antena.

O Wi-R funciona sem fio a uma distância de 10cm (e de 2 a 5 metros com driver), mas é claro que a transferência de dados por simples contacto continua a ser o aspeto mais espetacular dessa tecnologia.

O vídeo de apresentação, que podemos assistir abaixo, mostra duas pessoas a partilhar música com o altifalante conectado, e isso apenas de mãos dadas. Além da música, todos os tipos de dados digitais podem ser transferidos através dessa tecnologia. Então, certamente, a largura de banda permanece limitada a 1 Mb/s por enquanto, mas os próximos protótipos devem ter 20 vezes mais velocidade.

Wi-R parece ser uma tecnologia promissora

O Wi-R tem outra grande vantagem sobre o Wi-Fi convencional, que é o baixo consumo, até 100 vezes menor que o Bluetooth, por exemplo. O nível de miniaturização obtido também permite considerar que esta tecnologia possa ser utilizada em muitos acessórios.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.