Confirmado: Dimensity 9000 é mais poderoso que o Snapdragon 888 e que o Apple A15

Confirmado: Dimensity 9000 é mais poderoso que o Snapdragon 888 e que o Apple A15

20 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Quando a Mediatek anunciou os seus novos processadores Dimensity, a empresa animou o mercado, já que os mesmos fornecem desempenho realmente muito interessante, no entanto, quando se tratava de chips de ponta, a empresa ainda ficava um pouco atrás da Qualcomm, com os seus processadores Snapdragon. No entanto, com a chegada do novo Dimensity 9000, parece que a história já não será a mesma.

Segundo agora foi revelado, o Dimensity 9000 irá oferecer desempenho de processamento 35% superior aquele que é oferecido pela Qualcomm no Snapdragon 888, e em termos de potencia de GPU o aumento de desempenho também está na ordem os 35%.

Lembre-se de que estamos a falar de um chip projectado para smartphones Android premium e de ponta, com uma arquitectura baseada num único núcleo Cortex-X2 com clock de 3,05 GHz, três núcleos Cortex-A710 com clock de 2,85 GHz e quatro núcleos Cortex-A510 com clock de 1,8 GHz. Alem disso, o seu GPU é o ARM Mali-G710, e conta com suporte para memoria RAM LPDDR5x e a nova cache de 8MB.

Dimensity 9000 promete ser mais veloz que o Snapdragon 888 e que Apple A15

A MediaTek afirma que nas aplicações de benchmark, o seu novo processador consegue registar uma pontuação multicore mais ou menos em linha com a do Apple A15, o processador do iPhone 13 (com mais de 4.000 pontos), mas a fabricante não revelou qualquer outra comparação com o chip da gigante de Cupertino que, em geral, tende a ser consideravelmente mais poderoso do que a concorrência.

Quanto à inteligência artificial, a MediaTek afirma que o seu novo processador é capaz de fazer melhor do que o Google Tensor (+16%), o CPU que fez sua estreia na série Google Pixel 6 e imediatamente se tornou o mais poderoso neste sector específico. Em comparação com os chips da Apple, por outro lado, o MediaTek Dimensity 9000 é capaz de registar resultados 60% maiores em IA.

A nova geração de processadores da série Qualcomm Snapdragon deve ser apresentada dentro de algumas semanas, e aí poderemos ter uma ideia de quem dominará o sector móvel no próximo ano.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.