Como usar a câmara do smartphone para digitalizar documentos

Como usar a câmara do smartphone para digitalizar documentos

21 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

Embora vivamos num mundo amplamente digital, ainda recebemos muitos documentos em papel. Alguns são importantes e devem ser preservados adequadamente durante vários anos. Manter a cópia impressa às vezes é até obrigatório. Ter uma cópia digital, por outro lado, pode ser muito útil.

Podemos então transferi-los facilmente para quem interessar, se necessário. Para fazer isso, deve digitalizá-los. Se a operação for fácil com uma impressora multifuncional, um simples smartphone, iOS ou Android, podem ser suficiente para quem não tem a dita impressora.

Como digitalizar um documento com o seu iPhone ou iPad

Se tem um iPhone ou iPad, tem várias opções para digitalizar os seus documentos com a sua câmara, mas vamos nos concentrar-nos na aplicação Ficheiros. Este método é preferido porque o documento é guardado nos ficheiros, o que simplifica a sua edição e partilha com um computador ou qualquer outro dispositivo.

  1. Para começar, abra a aplicação Ficheiros.
  2. Toque no ícone do menu com os três pequenos pontos no canto superior direito.
  3. Toque em Digitalizar documentos.

A sua câmara será aberta e o software solicitará que posicione o documento no campo. A melhor forma de fazer isso é colocá-lo numa superfície plana, como uma mesa, e com boa luz. Evite superfícies brancas que reflectem muita luz, a câmara não conseguirá digitalizar o documento correctamente.

Agora posicione o telefone, ou tablet, directamente sobre o documento e verá uma sobreposição azul aparecer sobre o documento, indicando que ele está a ser digitalizado. Se o documento for digitalizado correctamente, ele será colocado automaticamente nas suas digitalizações concluídas, permitindo que digitalize várias seguidas.

Também pode tocar na visualização do documento no canto inferior esquerdo para redigitalizar ou editar os seus documentos. Pode cortá-los – se a verificação automática não foi perfeita – e adicionar um filtro (escala de cinza, por exemplo) para melhorar a legibilidade. Se estiver satisfeito, toque em Salvar para armazenar o documento PDF na aplicação Ficheiros. Pode renomeá-lo ou partilhá-lo por e-mail ou outra aplicação.

Como digitalizar um documento com um smartphone Android

No Android, existem várias soluções para digitalizar documentos, mas isso varia de um modelo para outro. O Google Pixel 6 e os ​​Samsung Galaxy S, por exemplo, possuem um scanner de documentos embutido na aplicação da Câmara, o OnePlus 9 e o Moto G Power não. Portanto, digitalizaremos documentos a partir da aplicação Google Drive, que não é nativa, mas a maioria dos dispositivos Android possui a mesma pré-instalada, se o seu não tiver, pode descarregar gratuitamente aqui.

  • Abra a aplicação Google Drive.
  • Toque no botão azul + no canto inferior direito.
  • Toque em Scanner.

Quando o documento for colocado numa superfície plana, e não reflectiva, posicione a câmara directamente acima do documento para colocá-lo correctamente no campo de visão. Pressione o botão para tirar a foto. Se estiver satisfeito com a imagem, toque em OK. Deve então ver uma imagem cortada automaticamente. Agora pode adicionar um filtro (preto e branco, por exemplo), girá-lo ou modificar as bordas. Se quiser adicionar mais, toque no ícone + no canto inferior esquerdo.

digitalizar

Se você terminar a verificação, toque em Salvar no canto inferior direito. Em seguida, pode nomear o documento, escolher uma conta (se tiver mais de uma) e seleccionar uma pasta na qual deseja salvar o documento (em PDF). Uma vez feito, toque em Salvar novamente no canto inferior direito. Uma vez que o documento tenha sido enviado para o Google Drive, pode adicionar comentários, encontrá-lo usando palavras-chave e, claro, partilhá-lo por e-mail ou outra aplicação.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.