Como desativar os recursos indesejados do Windows 10

Como desativar os recursos indesejados do Windows 10

9 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Se ainda usa o Internet Explorer, é hora de se desfazer do mesmo. Com a chegada do Windows 10, a Microsoft deixou oficialmente de desenvolver novos recursos para esse navegador que em tempos (muito longínquos) foi o melhor que a Internet teve para oferecer.

Acontece que com o passar do tempo, ele foi perdendo fulgor, ao ponto da Microsoft o descontinuar e deixar de disponibilizar as indispensáveis correções de segurança, e patchs com novos recursos e compatibilidades.

Hoje em dia, é amplamente aconselhável que utilize um browser moderno, como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox, e outros, não só por questões de segurança, mas sobretudo por questões de compatibilidade.

Como ativar ou desativar recursos do Windows 10

No Windows 10, o Microsoft Edge, que é baseado no Chromium, está a tornar-se padrão, apesar de poder continuar a poder instalar outros navegadores, como o Chrome ou Firefox e defini-lo como padrão. Com essa tarefa fora do caminho, finalmente pode desativar o Internet Explorer para sempre. Para fazer isso, basta digitar: Ativar ou Desativar  funcionalidades do Windows e escolher a opção correta (ver imagem abaixo):

recursos Windows 10

Escolha a opção apresentada, que podemos ver acima e irá abrir uma caixa de dialogo que podemos ver abaixo, onde podemos desmarcar a caixa de seleção referente ao Internet Explorer. Depois de desmarcar, clique em OK e reinicie o PC.

Nessa mesma caixa de diálogo, também pode eliminar outros recursos que considera dispensáveis no Windows 10, e dou o exemplo do Windows Media Player e os recursos de Fax e Scan do Windows.

No entanto, na duvida não deverá desativar recursos, já que os mesmos podem estar associados a recursos que utiliza. Se por algum motivo os quiser voltar a ativar, é simples, basta colocar o visto no recurso que quer ativar, clicar em OK e reiniciar o dispositivo.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.