Código-fonte do MS-DOS disponivel gratuitamente no Github

Código-fonte do MS-DOS disponivel gratuitamente no Github

1 Outubro, 2018 0 Por Joel Pinto

O código fonte dos sistemas operativos MS-DOS 1.25 e 2.0 está agora disponível no Github, conforme diz a Microsoft no seu blog da linha de comandos. Há mais de quatro anos, a Microsoft entregou o código-fonte dos dois sistemas, agora com cerca de 35 anos, ao Computer History Museum em Mountain View, Califórnia. Agora, segue um relançamento da plataforma de colaboração atualmente mais popular e maior para software de código aberto.

As razões que levaram a Microsoft a relançar o código no Github é respondido pela própria empresa no seu anúncio: "Porque localizar, ler e referir-se a arquivos-fonte do MS-DOS é muito mais fácil do que nunca, o repositório está localizado no Github de forma compactada para download".

Além disso, a Microsoft aponta explicitamente para o arquivo README no repositório, que diz " Contribute": "Os ficheiros de origem neste repositório são para referência histórica e permanecem inalterados. Por favor, não envie pedidos de pull que contenham sugestões de alterações dos ficheiros originais" . Naturalmente, os utilizadores interessados ​​devem criar uma bifurcação do repositório e experimentar o código, bem como as suas próprias alterações. No entanto, a Microsoft não gosta de alterações que não afetam diretamente o código, como a documentação do projeto.

MS DOS - Código-fonte do MS-DOS disponivel gratuitamente no Github

A publicação original sobre o Computer History Museum ainda estava sob a sua própria licença, o que permite compilar e modificar para uso não comercial. No entanto, a reedição agora disponível no Github colocou a Microsoft sob a licença do MIT, geralmente reconhecida como software livre ou de código aberto, que concede amplos direitos aos utilizadores - incluindo a exploração comercial. Se isso vale a pena, ou não, é um pouco irrelevante, mais importante é o fato de que a Microsoft não impõe as suas próprias restrições ao MS-DOS em comparação com utilizações anteriores.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.