Co-fundador do Facebook critica Zuckerberg e apela para o desmantelar da empresa

Co-fundador do Facebook critica Zuckerberg e apela para o desmantelar da empresa

11 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Em 2004, Chris Hughes e Mark Zuckerberg criaram o Facebook numa sala de estudantes da Universidade de Harvard. 15 anos depois, o Facebook é usado por mais de um terço da população mundial. Se não podemos contradizer o sucesso da rede social, a verdade é que o poder que a empresa adquiriu ao longo dos anos, é realmente assustador.

A pessoa que ajudou Zuckerberg a criar o Facebook hoje exige o desmantelamento da rede. Ele acusa o actual chefe do Facebook de sacrificar a privacidade dos utilizadores enquanto esmagava a concorrência no momento dos resgates. Hoje, ele considera que a rede social está em abuso de posição dominante.

“Mark Zuckerberg criou algo que elimina o empreendedorismo e restringe a escolha do consumidor” , escreve Chris Hugues.

O co-fundador do Facebook não carece de qualificadores para designar aquele que já foi seu amigo. Segundo ele, Mark Zuckerberg ainda é “um ser humano. Mas é a sua própria humanidade que torna o seu poder, fora de controlo, tão problemático.”

Degundo Hughes, o que o coloca fora disso é o sacrifício da privacidade em favor de uma frenética “corrida por cliques” . Uma situação pela qual Zuckerberg deveria ser responsabilizado perante o governo.

Além disso, o co-fundador do Facebook indica que a rede social hoje tem um monopólio perigoso. Com quase 2,7 biliões de utilizadores por mês no Facebook, assim como no Instagram e no Whatsapp, ambos comprados pela empresa Zuckerberg, a empresa está repleta de energia. Tanto poder que Hugues chama para desmantelar a empresa “num curto espaço de tempo”, e evoca uma ameaça de um processo antimonopólio nos tribunais.

Esta não é a primeira vez que vemos alguém solicitar o desmantelamento do Facebook, embora o status do co-fundador Hugues dê um peso especial ao argumento. Recentemente, Elizabeth Warren, candidata democrata à próxima eleição presidencial nos EUA, disse que queria desmantelar as forças digitais, especialmente o Facebook, se ela fosse eleita.

 

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.