CMA “ordena” Meta (Facebook) a vender o Giphy
19 Outubro, 2022 0 Por Joel PintoA Meta, a empresa controladora do Facebook, terá mesmo que vender a sua subsidiária Giphy após uma decisão final do regulador de concorrência britânico (CMA) e o fracasso de um procedimento de apelação
“A única forma de evitar um impacto significativo” da aquisição da Giphy pela Meta é “vender a empresa completamente”, escreve a autoridade britânica da Concorrência numa afirmação. A aquisição da Giphy pelo Facebook “reduziria substancialmente a concorrência em dois mercados e já levou à eliminação de um potencial concorrente no mercado de publicidade online do Reino Unido”, defende a CMA.
A CMA já tinha avisado, em novembro de 2021, que essa aquisição anunciada em maio de 2020 por 400 milhões de dólares e ações do Facebook, corria o risco de prejudicar anunciantes e utilizadores online e havia ordenado a sua venda pela primeira vez.
A Meta reagiu à decisão, e sem surpresa, o grupo diz que está “decepcionada com a decisão da CMA, mas aceita a decisão de hoje sobre o assunto”. Um porta-voz disse: “Trabalharemos em estreita colaboração com a CMA na venda do Giphy. Continuaremos a avaliar oportunidades – inclusive através de aquisições – para levar inovação e opções a mais pessoas no Reino Unido e em todo o mundo.”
Durante o julgamento do recurso em abril, os advogados da Meta argumentaram que a plataforma não havia recebido qualquer oferta para comprar o Giphy, o que, segundo eles, mostrava que as suas perspetivas de crescimento no mercado de publicidade do Reino Unido não eram necessariamente estratosféricas.
CMA não aprova a compra da Giphy pela Meta
Uma proposta alternativa de 142 milhões de dólares havia sido considerada pela Snap, empresa controladora do Snapchat, mas o grupo apontou baterias para o Gyfcat, plataforma concorrente.
Para a Meta, essa aquisição foi notavelmente uma forma de integrar a enorme biblioteca do Giphy ao Instagram.
Fundada em 2013 e sediada em Nova York, a Giphy é uma das principais plataformas de partilha de GIF, com mais de 700 milhões de utilizadores diários.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.