Cloudflare sofre o maior ataque DDoS da história
17 Fevereiro, 2023Os ataques DDoS não são um novo assunto. Desde a popularização da Internet junto ao grande público, estes estão cada vez mais agressivos. Em 2021, os especialistas em segurança cibernética até notaram uma explosão deste último. No passado domingo, dia 12 de fevereiro, foi estabelecido um novo recorde nesta área.
Desta vez, o alvo foi o Cloudflare, ou pelo menos os muitos sites sob o guarda-chuva deste gigante da Internet. A escala do ataque é considerável. A empresa diz que foi alvo de uma dezena de operações simultâneas. Em média, a Cloudflare encontrava-se sob o jugo de 50 a 70 milhões de solicitações por segundo. No auge do ataque, a empresa registou 71 milhões de solicitações. Vale lembrar que o recorde anterior era de 46 milhões de solicitações, que haviam sido bloqueadas com sucesso, na época, pela Google.
O Cloudflare diz que os hackers por trás do ataque foram particularmente bem organizados. No total, dezenas de milhares de bots foram utilizados para inundar os sites do host, totalizando mais de 30.000 endereços IP contabilizados. “Entre os sites atacados estavam um fornecedor de jogos popular, empresas de criptomoedas, fornecedores de hospedagem e plataformas de computação em nuvem”, disse a empresa.
Se o impacto não parece ter sido catastrófico para as plataformas visadas, a empresa agora pede cautela. Por um lado, pelo ganho exponencial de popularidade dos ataques DDoS nos últimos anos. Enquanto 2021 foi um ano recorde, 2022 registou um aumento de 87% nessas transações. Deve-se dizer que a coisa é atraente para os hackers, pois não envolve a infiltração de uma rede para minar os sistemas visados.
Cloudflare afirma ter bloqueado com sucesso um ataque DDos com 71 milhões de solicitações
Por fim, a empresa lembra que os ataques DDoS nem sempre são um fim em si mesmos e podem ser utilizados para encontrar outras falhas nas redes. Por outras palavras, os sites que sofreram esse último ataque podem esperar uma tentativa de roubo de dados confidenciais durante as próximas semanas.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.