Cinco dicas para estar mais seguro online e evitar fraudes

Cinco dicas para estar mais seguro online e evitar fraudes

14 Outubro, 2019 0 Por Joel Pinto

A nova Diretiva de Serviços de Pagamentos 2 (DSP2) está em vigor há exatamente um mês. Os principais objetivos da implementação desta Directiva Europeia são contribuir para um mercado de pagamentos europeu mais integrado e eficiente; fomentar a igualdade de condições entre prestadores de serviços de pagamento; fortalecer os direitos dos consumidores; promover a adoção de serviços de pagamento inovadores e tornar os pagamentos mais seguros e mais eficientes. Sobre esta última, por exemplo, introduziram-se metodologias de autenticação forte do cliente, que garantem transações online com dois fatores. Isto adiciona outra camada de segurança e, idealmente, protege os utilizadores de fraudes online.
Infelizmente, nenhum sistema de segurança é 100% infalível e, ao mesmo tempo, os criminosos estão sempre à procura de métodos mais sofisticados para realizar fraudes na Internet. É por isso que a Revolut, a fintech europeia com mais de sete milhões de utilizadores, partilha agora uma lista com cinco dicas úteis para aprimorar ainda mais a sua segurança, evitando golpes:

1. Contas e passwords: seja como um agente 007

Nunca divulgue a sua password ou PIN a alguém. O seu banco nunca vai pedir estes dados. Adicionalmente, garanta que está a utilizar canais oficiais - website, aplicação móvel - para aceder à sua conta. Caso não confie ou tenha dúvidas, contate o seu banco ou fornecedor de serviços financeiros e peça mais informações ou esclarecimentos.

2. Controlo: quanto mais, melhor

Aumente a segurança da sua conta pedindo ao seu banco para lhe dar detalhes sobre qualquer transação financeira através de dois canais - por exemplo, via SMS e e-mail - e use contas de e-mail distintas para a sua conta de Online Banking e para as suas redes sociais.

3. Partilhar: quanto menos, melhor

Mantenha os seus dados pessoais - como o seu número de telefone, data de nascimento ou coisas como o seu primeiro carro ou nome do seu animal de estimação - fora das redes sociais como Facebook. Com esta informação, os criminosos podem, facilmente, fazer-se passar por si e implementar fraudes conhecidas como SIM swap - que consiste em tomar controlo do número de telefone de um utilizador, adquirindo assim toda a informação útil para aceder ao seu e-mail pessoal ou conta bancária.

4. Mantenha-se atualizado e vigilante

Mantenha sempre as suas aplicações e dispositivos atualizados com a última versão para evitar bugs e beneficie de todos os níveis de segurança. Mantenha-se também atento e vigilante com os seus dispositivos móveis: se, subitamente, deixar de receber chamadas ou mensagens, e considerar isto estranho ou fora dos seus hábitos normais de consumo, confirme com o seu operador móvel que tudo está em conformidade por forma a excluir a possibilidade de estar a ser vítima de uma fraude de SIM swap.

5. O descartável também pode ser bom

Nem sempre o descartável é desaconselhado. No caso da segurança online, pode mesmo ser uma ótima solução para compras, em particular em websites com os quais esteja menos familiarizado ou nos quais não confie em absoluto. Cartões virtuais descartáveis podem ser utilizados uma única vez para pagamentos online, sendo depois destruídos e o número substituído. Isto torna impossível que os cartões virtuais sejam usados mais do que uma vez, e por isso, não podem ser apanhados em esquemas fraudulentos. A Revolut oferece cartões virtuais descartáveis ilimitados aos seus subscritores dos planos Premium e Metal.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.