Nesta cidade europeia um smartphone é roubado a cada 6 minutos

Nesta cidade europeia um smartphone é roubado a cada 6 minutos

17 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

O número é bastante edificante: um smartphone roubado a cada 6 minutos. A constatação é das autoridades de uma capital europeia, que se baseiam em denúncias registadas durante todo o ano de 2022. Isso representa exatamente 90.864 smartphones roubados, o que se traduz em cerca de 250 por dia.

Sem distinção de marcas ou modelos, os ladrões não parecem ser seletivos. No final, as estatísticas mostram que nesta cidade, 70% dos roubos estão relacionados a smartphones. E a capital em questão é Londres e para as autoridades, esses números elevados são simplesmente explicados.

“A prática atual de permitir que smartphones roubados sejam novamente registados por novos utilizadores está a permitir […] um mercado criminoso que está a impulsionar roubos, furtos e crimes violentos em Londres”, disse Sir Mark Rowley, chefe da Polícia Metropolitana. O presidente da cidade, Sadiq Khan, diz que é “muito fácil e lucrativo para os criminosos redefinir e revender smartphones roubados”.

Diante dessas descobertas, a cidade está a pedir às fabricantes que integrem sistemas que tornem o roubo de telefones menos interessante. Implícito, que é menos fácil resetar um aparelho por exemplo, ou que passa pela obrigação de comprovar a sua compra . “Um pesadelo em potencial” para o especialista em segurança Jake Moore. As pessoas “seriam acusadas de possuir um telefone roubado quando é delas”. Segundo ele, nenhuma empresa aplicará tal política, já que a mesma só criaria “um problema maior”.

Em cada 6 minutos um smartphone é roubado em Londres

Os jovens são particularmente afetados por este fenómeno. Tanto as vítimas como os ladrões têm na sua maioria entre 14 e 20 anos. É certo que existem soluções como rastreadores de objetos do tipo Apple AirTag, mas num smartphone é impossível escondê-lo dos olhos dos bandidos, já que os mesmos rapidamente se livram dos mesmos.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.