Ciberataque força Toyota a suspender a produção em 14 fábricas
28 Fevereiro, 2022Toyota forçada a suspender a produção
Segundo está a ser avançado pelo Nikkei, a Toyota anunciou que irá suspender de imediato a produção nas suas 14 fábricas no Japão devido a “uma falha de sistema” num fornecedor local, gerada por um ataque cibernético.
A Toyota afirma num breve comunicado que o problema decorre de uma empresa terceirizada, a Kojima Industries:
“É verdade que fomos atingidos por algum tipo de ataque cibernético”, disse a Kojima Industries. “Ainda estamos a avaliar os danos (…) com a prioridade número um de reiniciar o sistema de produção da Toyota o mais rápido possível”.
O site da Kojima Industries, que fabrica componentes plásticos para a indústria automotiva, também apareceu inacessível durante esta segunda-feira.
Por enquanto, a montadora suspendeu a produção no Japão por apenas um dia, tendo planeado rever a situação na terça-feira. Isso afectará a produção de cerca de 13.000 veículos para terça-feira.
Este incidente ocorre quando os países que sancionaram a Rússia pela sua invasão da Ucrânia, incluindo o Japão, estão em alerta diante do alto risco percebido de represálias de Moscovo na forma de ataques cibernéticos. O governo japonês está a tentar verificar se o ataque cibernético que afectou a produção da Toyota pode estar ligado às sanções anunciadas por Tóquio contra Moscovo.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.