Próxima geração do Chromecast chega com o Amlogic S905X5
23 Setembro, 2023Segundo parece, a Google tem um novo Chromecast com Google TV em desenvolvimento para ser anunciado no próximo mês de outubro. Especula-se que este será um novo modelo 4K. O modelo anterior desatualizado depende do chip Amlogic S905X3. O modelo sucessor provavelmente utilizará o Amlogic S905X5, que ainda não foi oficialmente anunciado. Isto significaria saltar uma geração de SoC, nomeadamente o S905X4.
Isto é indicado por exemplo, por SEI Robotics, que já tinha falado do Amlogic S905X5 numa publicação na rede social X que entretanto foi apagada. A eficiência energética também deve aumentar significativamente, já que o novo chip é criado utilizando o processo de 6 nanômetros – o X4 usou o processo de 12nm. Ao contrário dos smartphones, o consumo de energia pode não ser tão relevante uma vez que não há bateria a considerar, mas existem outras vantagens.
Isto também reduz o calor desperdiçado, o que por sua vez permite soluções de refrigeração mais compactas e, como resultado, caixas menores. Alternativamente, poderia usar soluções de resfrigeração idênticas e não acionar o afogamento tão rapidamente, o que obviamente teria potencial para jogos.
Segundo o pessoal do 9to5Google, foi prometida uma redução mais concreta no consumo de energia elétrica de até 50%. O Mali-G310 com velocidade de clock de 1 GHz servirá como GPU para o Amlogic S905X5. O VPU integrada também deve suportar AV1, H.265 e VP9 como codecs de vídeo.
Amlogic S905X5 deve alimentar o próximo Chromecast
Também se fala que o Amlogic S905X5 poderia usar ARM Cortex-A510 para os núcleos da CPU. Embora sejam de 2021, seriam mais que suficientes para um chip reprodutor de multimédia. Talvez saibamos mais já em outubro de 2023. Conforme mencionado, um novo Google Chromecast com Google TV e suporte 4K pode ser o primeiro dispositivo no mercado a usar o chip ainda não anunciado.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.