Chrome 77 chega com modo escuro melhorado e temas personalizados

Chrome 77 chega com modo escuro melhorado e temas personalizados

13 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

A Google disponibilizou a versão beta do Chrome 77 e oferece uma visão geral do que haverá de novo na versão final. Esta versão beta oferece algumas boas melhorias a serem realizadas. O Chrome 77 melhora o modo escuro no sistema operativo Android, oferecendo novas opções de personalização, permitindo que o utilizador controle com mais detalhes a aparência do tema principal.

Chrome 77 beta: modo escuro melhorado

Um modo experimental escuro está disponível no Chrome desde a versão 73, mas a sua apresentação permanece em grande parte aperfeiçoável, especialmente no Android, onde a gestão de inversões de cores deixa um pouco a desejar. O Chrome 77 melhora a renderização padrão em smartphones. O arranjo das cores e sua inversão no nível da imagem agora conseguem ser geridas de uma melhor forma. Como lembrete, o modo escuro no Android força as páginas da web a mostrar uma aparência preta que ainda está longe de ser agradável de se ver.

Desde o Chrome 76, os desenvolvedores têm a opção de oferecer o seu próprio modo escuro e exibi-lo automaticamente quando o utilizador tiver activado esse modo no nível do sistema. Mas muitos sites ainda não oferecem a opção e levará tempo para que a grande maioria desenvolva uma versão sombria de seu design. Enquanto isso, o Chrome continua a mostrar uma versão automática que, apesar de não ser perfeita, continua a ser melhorada.

Chrome 77 beta - Chrome 77 chega com modo escuro melhorado e temas personalizados

Um dos novos recursos mais importantes disponibilizados pelo Chrome 77 é a personalização do tema. O navegador oferece uma opção para alterar o tema padrão de acordo com a conveniência do utilizador. Tal como explica o pessoal do 9to5Google, a opção "Cor e tema" permite escolher entre 20 temas pré-definidos ou lançar uma ferramenta de personalização que oferece a possibilidade de escolher com precisão as cores desejadas. A activação desta opção passa por Flags no Chrome 77:

  • chrome://flags/#ntp-customization-menu-v2
  • chrome://flags/#chrome-colors-custom-color-picker

Esse novo recurso vem com um novo ecrã e mais dinâmica quando instala o Chrome 77. No Android, o navegador também oferece uma API que permite que as aplicações da Web acedam a contactos no diretório com a autorização do utilizador, se essa permissão for necessária para alguns recursos.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.