China sequestrou grande parte do tráfego móvel Europeu durante 2 horas

China sequestrou grande parte do tráfego móvel Europeu durante 2 horas

13 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

Há horas em que ficamos com a ligeira sensação de que Donald Trump, o muito criticado presidente dos EUA, por vezes até tem razão. Apesar de ser muito criticado pelos ocidentais, por causa das sanções que aplicou às empresas chinesas (principalmente à Huawei), e invocando a segurança nacional, certo é que os "incidentes" vão acontecendo e ele vai "ganhando" a sua razão.

Segundo as informações mais recentes, no passado dia 6 de Junho, e durante duas horas, a China Telecom, uma empresa do governo Chinês, desviou grande parte do tráfego móvel Europeu.

Invocando que foi um erro técnico que causou este desvio de tráfego, o Border Gateway Protocol (BGP), que redireciona o tráfego da Internet, é gerido a nível europeu pela empresa suíça Safe Host, que por sua vez informa que a 6 de Junho, mais de 70 mil rotas de internet foram simplesmente desviadas para o provedor de acesso chinês, gerido pela China Telecom. Essa técnica de roteamento até ganhou um nome: o sequestro do BGP.

O resultado foi o tráfego de várias operadoras móveis na França, na Holanda e na Suíça, que passaram pela rede da China Telecom a caminho de onde quer que fosse. Não é assim que a Internet deve funcionar, mas infelizmente é um dos efeitos colaterais de sua arquitectura. O tráfego costuma ir para onde deveria, mas pode haver algumas paragens não programadas ao longo do caminho.... mas nunca ser desviado para um local que supostamente tem meio mundo bloqueado.

A China Telecom invoca uma anomalia técnica, mas a justificação é muito difícil de ser compreendida, e está longe de ser convincente. Em 2010, a operadora já esteve envolvida num desvio de 15% do tráfego global da internet (ainda com a técnica de sequestro do BGP). Em qualquer caso, isso dá à administração americana alguma razão, estando estes últimos convencidos de que muitas das grandes empresas chinesas são apenas "pequenas caras" que servem para servir os serviços de inteligência chinês.

Neste momento estamos a falar em 2 horas, e se eles decidirem fazer isso durante dias? E se fizerem isso em situações problemáticas? A meio de conflitos? começo a pensar que afinal quem tem razão, é que até agora pensava que não tinha... Donald Trump.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.