China ameaça retaliar as proibições da Huawei nos EUA
23 Maio, 2019O caso entre a Huawei e os EUA tem sido manchete nos últimos dias. Um decreto de lei recentemente assinado por Donald Trump dá pouca margem de manobra à empresa chinesa, e isso mete em causa a própria sustentabilidade da empresa.
Há alguns dias, um porta-voz do governo Chinês, Lu Kang, revelou que o governo local não iria olhar para esse caso de braços cruzados, e ver o que iria acontecer. Agora, uma nova declaração promete retaliação da China, perante as imposições dos EUA:
A China tomará todas as medidas necessárias para ajudar as empresa chinesas a melhorar a sua capacidade de gerir esses riscos.
“Um sério protesto formal” é definido pelas autoridades chinesas, com as quais a denegação e a difamação contra a Huawei são contestadas, na esperança de que “as acções perigosas e erradas” conduzidas pela administração Norte Americana, sejam corrigidas e devolvidas a uma atitude de “respeito mútuo” para discutir relações comerciais de forma “racional” e encontrar soluções partilhadas.
A China já prometeu apoio total às suas empresas para as proteger do “bullying americano”. A melhor arma de defesa, diz o governo de Pequim, é “ter as empresas chinesas mais fortes”.
E para bom entendedor meia palavra basta… para tornar umas mais fortes, outras certamente terão de ficar mais fracas, e algo me diz que em breve a Apple deverá fortes sanções da industria Chinesa.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.