China proíbe utilização do iPhone em agências governamentais
6 Setembro, 2023Se acreditarmos naquilo que está a ser avançado pelo Wall Street Journal, os funcionários do governo na China deixaram de estar autorizados a usar iPhones e outros dispositivos de propriedade intelectual estrangeira para trabalhar ou mesmo levá-los para escritórios.
Este é um novo endurecimento da política do governo de Pequim que visa reduzir a sua dependência de tecnologia estrangeira e “fortalecer” a segurança cibernética do país.
O iPhone detém a maior parte das vendas de smartphones de última geração naquele mercado, em parte porque a rival local, a Huawei, teve que lidar com sanções do governo dos EUA. No entanto, uma proibição semelhante ao uso de dispositivos Apple em ambientes governamentais poderia impactar negativamente a perceção da marca dos EUA por lá, e alimentam rumores de possível espionagem ou conspiração.
Alguns críticos argumentam que a Apple enfraquece a segurança do iPhone naquele mercado para cumprir as leis locais. Por exemplo, os dados do serviço iCloud para cidadãos chineses são armazenados em centros de dados geograficamente localizados na China, tornando potencialmente mais fácil a intercetação pelo governo chinês, mas a Apple afirma que apenas detém as chaves de descriptografia para tais informações.
China proíbe dispositivos estrangeiros em agências governamentais incluindo o iPhone
As relações EUA-China tornaram-se mais tensas desde que os EUA impuseram várias sanções ao país dragão, como a limitação das exportações de semicondutores avançados, numa tentativa de limitar o poderio militar da China.
Entretanto, a China está a trabalhar para desenvolver uma cadeia de abastecimento nacional totalmente independente para reduzir tanto quanto possível a sua dependência de tecnologia estrangeira.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.