China vai produzir robôs humanóides para assistência médica
5 Agosto, 2023A startup chinesa Fourier Intelligence vem desenvolvendo um robô humanóide para assistência médica há vários anos. Originalmente especializada em exoesqueletos robóticos destinados à reabilitação de pessoas feridas ou deficientes, a Fourier Intelligence agora está a lidar diretamente com a escassez de mão de obra nos hospitais chineses, e é ai que nasceu o robô Fourier GR-1 que não se contentará em empurrar macas e também deve fornecer fisioterapia e assistência de enfermagem.
O GR-1 é um grande robô humanóide com 1,65m e 55kg capaz de avançar à respeitável velocidade de 5 km/h. A grande força do GR-1 reside nas suas amplas capacidades de movimento, principalmente graças a cerca de quarenta juntas do Atuador Totalmente Simétrico (FSA). Claro, o robô humanóide sabe como evitar, e contornar, os obstáculos à sua frente e também pode levantar objetos com peso de até 50 kg, graças a um motor muito potente de 300Nm de torque.
Será um robô humanóide o assistente que precisamos?
Bom demais para ser completamente verdade? Ainda assim, a Fourier Intelligence tem como meta produzir cerca de uma centena de GR-1 até ao final do ano, máquinas que ainda terão de ser “preparadas” durante mais alguns meses para estarem plenamente aptas para o desempenho das suas funções médicas.
Esta produção em massa de robôs também será uma novidade mundial.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.