China vai impor limites de utilização de smartphones a menores de idade

China vai impor limites de utilização de smartphones a menores de idade

3 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

O regulador do ciberespaço da China anunciou que os menores de idade devem estar limitados a um máximo de duas horas por dia na utilização de smartphones, fazendo com que as ações das empresas de tecnologia entrassem de imediato em “parafuso”.

A Administração do Ciberespaço da China (CAC) expressou o desejo de que as fabricantes de smartphones sejam forçadas a implementar programas que incluam um “modo menor”, proibindo utilizadores menores de 18 anos de aceder à Internet em dispositivos móveis entre as 22h e 6h. As fabricantes também devem estabelecer limites de tempo como parte das reformas propostas.

Utilizadores entre os 16 e os 18 anos deverão ter direito a passar até duas horas por dia no smartphone, enquanto que as crianças entre os 8 e os 16 anos teriam um horário de uma hora, e os menores de 8 anos ficarão limitadas a 40 minutos de utilização por dia.

Estas novas regras, que serão implementadas através de meios técnicos, estão entre as mais rígidas do mundo nesta área. No entanto, os pais podem desativá-los, se assim desejarem. Segundo a Administração do Ciberespaço da China, os novos regulamentos “criarão um ambiente de Internet seguro e saudável para menores”, seguindo outras medidas tomadas nos últimos anos para “reduzir a adição de menores à Internet”.

China continua a querer afastar os menores da Internet

A verdade é que a China já emitiu inúmeras regras nos últimos anos nesse sentido. Desde 2021, o país limitou o tempo que as crianças podem passar a jogar online, todos os dias. Também congelou as aprovações de novos videojogos durante nove meses, abalando muitas empresas do setor.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.