China revela o computador quântico mais poderoso do mundo

China revela o computador quântico mais poderoso do mundo

17 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

A China é hoje uma potência tecnológica indiscutível, uma potência que agora se estende a todos os sectores da alta tecnologia, desde o espaço aos videojogos, passando pela telefonia móvel, ou até mesmo… o computador quântico.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hefei anunciou que desenvolveu um computador quântico equipado com um processador de 66 qubit chamado Zuchongzhi. Isso é mais do que o processador quântico de 54 qubit que equipa o Sycamore, o computador desenvolvido pela Google e que até agora era considerado o mais eficiente do mundo.

computador quântico

China já tem o seu computador quântico

O Zuchongzhi precisaria apenas de 56 qubits para realizar uma simulação com uma complexidade duas a três vezes maior do que os cálculos realizados por Sycamore. O processador chinês também é incomensuravelmente mais rápido que o supercomputador Fugaku do Riken Center for Computational Science (Japão). Este último levaria não menos que 8 anos para completar a mesma simulação!

A corrida pelo poder quântico será rapidamente relançada: outra equipa de pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia em Hefei acaba de revelar o Juizhang, um processador de 76 qubit teoricamente 10 biliões de vezes mais poderoso do que o Sycamore!

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.