Chegou a hora de se despedir do YouTube Vanced
14 Março, 2022Google anuncia o encerramento do YouTube Vanced
O YouTube Vanced, uma aplicação para Android que permite assistir a vídeos sem anúncios, deixará de funcionar. Isso segue um aviso formal da Google (que é dona do YouTube).
A equipa por trás do YouTube Vanced anunciou o fim da aplicação em todos os seus canais, como o Telegram, Twitter e até no Reddit:
Nos próximos dias, os links de download serão removidos. O servidor Discord será mantido por enquanto. Sabemos que não é algo que você queria ouvir, mas é algo que precisamos fazer. Gostaríamos de agradecer a todos pelo apoio ao longo dos anos.
Esse abandono é um verdadeiro murro no estômago para os utilizadores da aplicação. É que além de bloquear anúncios em todos os vídeos, eles obtêm a experiência da aplicação do YouTube com alguns bónus. Por exemplo, a aplicação incorpora o suporte SponsorBlock que elimina segmentos patrocinados de vídeos. Há também a possibilidade de ter a funcionalidade Picture-in-Picture em outra aplicação tendo o vídeo num canto do ecrã, escolher a qualidade de vídeo padrão, definir o volume e o brilho com gestos, tendo o contador de não gosto, e muito mais. Tudo de forma gratuita… e ilegalmente.
É o lado ilegal do YouTube Vanced é que levou a Google a emitir um aviso formal. A aplicativo já existe há algum tempo, mas cresceu principalmente em popularidade com o público em geral nos últimos meses. Foi inicialmente uma aplicação conhecida por uma comunidade de entusiastas. Mas esse não é mais o caso e a Google encerrar o mesmo.
Quando é encerramento final?
O que está a acontecer hoje? Por enquanto, a aplicativo ainda está a funcionar. Mas pode deixar de funcionar dentro de algumas horas ou em alguns dias ou alguns meses. Tudo dependerá de quando o YouTube mudar a sua API, que bloqueará completamente o Vanced. E pela primeira vez, não haverá uma actualização para recuperar o uso normal.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.