Chefe da Xbox muda discurso e afirma que Call of Duty permanecerá na PlayStation "para sempre"

Chefe da Xbox muda discurso e afirma que Call of Duty permanecerá na PlayStation "para sempre"

31 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

Vários meses já se passaram desde o anúncio da aquisição da Activision Blizzard, e de todos os seus IPs, pela Microsoft. A operação ainda está longe de ser concluída, pois terá que receber a aprovação de todos os órgãos reguladores. Esta é a maior aquisição da história dos videojogos por um valor total de mais de 68 biliões de dólares.

Entre os muitos problemas que surgiram nas últimas semanas relacionados à operação está o “problema” do Call of Duty. Aqueles que se opõem à aquisição, de fato, temem que a série Call of Duty possa tornar-se num exclusivo da consolas Xbox, com possíveis versões para PC, mas com um adeus definitivo às consolas PlayStation. Muitos pontos de vista e comentários surgiram sobre o assunto. Hoje, no entanto, para esclarecer as coisas, há uma declaração de Phil Spencer, o número um na divisão Xbox da Microsoft.

Durante uma entrevista ao canal do YouTube Same Brain, Phil Spencer esclareceu o ponto de vista da Microsoft sobre a questão do Call of Duty, um dos temas mais quentes relacionado à aquisição da Activision Blizzard e também uma das “armas” que os oponentes da operação estão a utilizar para tentar um bloqueio pelos órgãos antitruste competentes. O ponto de vista de Phil Spencer é, portanto, muito importante para esclarecer, provavelmente definitivamente, o que a Microsoft fará com Call of Duty.

“Não vamos tirar Call of Duty do mundo PlayStation. Enquanto houver um consola PlayStation para o qual publicar um jogo, o nosso objetivo será continuar a publicar os jogos da série Call of Duty na PlayStation” - afirma Phil Spencer.

Além disso, para esclarecer ainda mais o seu ponto de vista, o número um da casa da Xbox cita o caso do Minecraft. Spencer, em outro trecho da entrevista, acrescenta que:

“é a mesma coisa que fizemos com o Minecraft, indo expandir as plataformas nas quais é possível aceder o jogo e não reduzi-las”.

Para ouvir toda a entrevista dada por Phil Spencer ao canal do YouTube Same Brain, abaixo. A parte relativa à aquisição da Activision Blizzard e o futuro do Call of Duty começa a partir do minuto 26 do vídeo.

Call of Duty vai manter-se para sempre na PlayStation

O ponto de vista de Phil Spencer sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft é cada vez mais claro e preciso. O objetivo da Xbox será beneficiar os seus jogadores sem tirar "essas comunidades de outras plataformas". Através do serviço Game Pass, portanto, a Microsoft pretende oferecer acesso simplificado aos jogos, mas sem limitar muito o mecanismo de exclusividade, no qual a Sony com os títulos do PlayStation a chegar ao PC também está a rever as suas políticas.

O “caso” do Call of Duty, portanto, enquadra-se nessa perspetiva. O acesso aos futuros jogos da franquia continuará a ser prerrogativa de um grande público de gamers. Será possível, como destacado por Spencer, jogar futuros CoDs em consolas PlayStation (na 5, mas no futuro também no 6 e assim por diante), bem como em PC e dispositivos móveis. Haverá também a possibilidade de acesso via nuvem, através do serviço especial da empresa, e os jogos, claro, também chegarão às consolas Xbox, presentes e futuros.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.