Chefe do TikTok vai reunir-se com reguladores europeus: privacidade e dados em cima da mesa

Chefe do TikTok vai reunir-se com reguladores europeus: privacidade e dados em cima da mesa

7 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Shou Zi Chew, o chefe do TikTok, vai-se reunir com vários funcionários e reguladores da Comissão Europeia na próxima semana, já que a rede social com biliões de utilizadores preocupa as entidades competente, principalmente quando o assunto é o tratamento de dados e privacidade.

O chefe do TikTok deve encontrar-se com Margrethe Vestager, vice-presidente do braço executivo da Comissão Europeia e principal reguladora da concorrência, na próxima terça-feira. Ele também planeia encontrar-se com o comissário de Justiça Didier Reynders, a comissária de Assuntos Internos Ylva Johansson e a vice-presidente de Valores e Transparência Vera Jourova.

Uma porta-voz de Margrethe Vestager afirmou que o objetivo do encontro é analisar como a empresa se está a preparar para cumprir as novas normas europeias de segurança na Internet e concorrência leal entre empresas de tecnologia, que entram em vigor este ano. O executivo da UE também planeia encontrar-se com os chefes de outras empresas de tecnologia.

O TikTok não é necessariamente bem vista em alguns países, especialmente nos Estados Unidos. O país acusa a rede social de desviar os dados dos utilizadores e depois transmiti-los para a China, sabendo que a plataforma é controlada pela ByteDance, uma empresa chinesa, apesar dessa situação sempre ter sido negada. Os Estados Unidos, por sua vez, estão convencidos de que esse cenário é uma realidade, tanto que as autoridades americanas não tem mais autorização para ter a aplicação instalada no seu telefone.

Responsável do TikTok vai ao encontro das entidades europeias

Ao longo dos anos, a Comissão Europeia tem como alvo grupos de tecnologia como Meta (Facebook), Apple e Amazon em questões tão variadas questões, como a privacidade, anticoncorrência e impostos. O TikTok também está sob esse escrutínio. Em 2021, uma organização europeia de consumidor afirmou que a rede social violou as regras de consumo, em particular ao não proteger as crianças de conteúdos impróprios. Isso desencadeou um diálogo entre as autoridades europeias e nacionais de proteção ao consumidor e o TikTok.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.