Check Disk poderá estar a causar alguns problemas ao Windows 10

Check Disk poderá estar a causar alguns problemas ao Windows 10

22 Dezembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Os sistemas operativos normalmente estão dotados de ferramentas que servem para ajudar a resolver alguns problemas que possam surgir no sistema em si. E essas soluções são criadas para resolver problemas, e nunca para introduzir novos problemas, ao sistema. No entanto, parece que o Check Disk, a ferramenta da Microsoft para o Windows, está a criar problemas à gestão de ficheiros em SSDs, e a causar erros de ecrã azul, após a execução do utilitário.

Embora o Windows 10 faça um bom trabalho na manutenção de discos, hoje em dia, o “chkdsk” é um comando com o qual os utilizadores mais experientes estão bastante familiarizados. Ainda é útil se precisar de reparar o seu armazenamento, mas por agora talvez seja desejável evitar o uso do mesmo.

Um tópico no fórum de tecnologia alemão Planet3DNow, aponta para um administrador do fórum cujo o sistema de ficheiros do seu SSD simplesmente “entregou a alma ao criador” após executar o parâmetro / f do chkdsk.

“Este não é um caso isolado”, escreve o administrador. “Também não é devido ao hardware usado pelos PCs, porque também pode ser reproduzido numa VM num sistema completamente diferente.”

Um utilizador do Windows Feedback Hub expressou problemas semelhantes, afirmado:

“Eu estava a fazer manutenção de rotina nmeu PC, executei o chkdsk c: / f através de uma consola PowerShell elevada, e reiniciei o meu PC. Pareceu funcionar normalmente, mas depois que o chkdsk foi executado, o meu PC voltou a reiniciar, tentei executar outro chkdsk e falhou, depois tentei diagnosticar os problemas de inicialização e falhou e então iniciou o ecrã de recuperação.”

Felizmente, a Microsoft reconheceu o problema, mas a sua correção é estranhamente anterior a essas informações dos utilizadores.

Check Disk

Windows 10 a sofrer com problemas do Check Disk

A empresa disse nas suas atualizações de 8 de Dezembro que “Este problema foi resolvido e agora deve ser evitado automaticamente em dispositivos não geridos”. No entanto, como as informações dos utilizadores estão a começar a chegar, está claro que o Check Disk ainda pode ser perigoso para alguns. Se ainda não encontrou o problema, a Microsoft sugere reiniciar o seu dispositivo para ajudar a aplicar a correção.

Se você encontrou o problema, a Microsoft também publicou o seguinte guia para recuperar a sua máquina:

  1. O dispositivo deve iniciar automaticamente na consola de recuperação após falhar ao inicializar algumas vezes.
  2. Selecione Opções avançadas.
  3. Selecione Prompt de comando na lista de ações.
  4. Assim que o Prompt de Comando for aberto, digite: chkdsk / f
  5. Permita que o chkdsk conclua a verificação, isso pode demorar um pouco. Depois de concluído, digite: exit
  6. O dispositivo agora deve inicializar conforme o esperado. Se ele reiniciar para a Consola de recuperação, selecione  Sair e continuar para o Windows 10.

Observação: Depois de concluir essas etapas, o dispositivo pode executar chkdsk automaticamente novamente na reinicialização. Deve iniciar conforme o esperado assim que for concluído.

Dado que o tópico do fórum alemão original foi publicado no dia 18, sugerimos reiniciar o seu PC, se não o fez desde o dia 8, e ainda ser cauteloso ao executar o comando chkdsk durante algum tempo.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.