Chats criptografados personalizáveis chegam ao Facebook Messenger

Chats criptografados personalizáveis chegam ao Facebook Messenger

24 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Meta, empresa proprietária do Facebook, está a trabalhar para disponibilizar a criptografia de ponta a ponta no Facebook Messenger, aquela que é a plataforma de mensagens instantâneas do Facebook. Isso acontece depois de ter feito o mesmo no WhatsApp (para todos os chats) e do Instagram (pode ser ativado manualmente para chats individuais).

Soma-se a essa novidade também a possibilidade de personalizar chats criptografados, dando assim aos utilizadores total liberdade de expressão e trazendo a app para concorrer com serviços concorrentes como Signal e Telegram.

Comecemos de imediato por dizer que os chats encriptados end-to-end (E2EE) representam um importante aliado para a proteção da privacidade, pois permitem tornar as mensagens enviadas, e recebidas, inacessíveis a terceiros, incluindo ao próprio prestador de serviços, que neste caso é o Facebook. A Meta começou a testar os chats E2EE por padrão em agosto do ano passado, mas agora está a expandir esse teste para mais utilizadores.

Anteriormente a função não permitia qualquer tipo de personalização em caso de ativação da criptografia, mas agora que o Meta transferiu as funções de personalização também para chats criptografados, é possível definir temas, incluindo cores estáticas e gradientes, enviar reações, definir fotos de perfil grupo, visualizar ícones que indicam se está ativo e visualizar links que mostram mais informações sobre o conteúdo da página da Web relacionada.

Além disso, todos os utilizadores do Facebook Messenger em equipamentos Android podem aproveitar a função ‘bolha’ para chats E2EE, que permite aceder a conversas rapidamente mesmo quando interage em outras aplicações.

Quando podemos personalizar os chats criptografados no Facebook Messenger?

Facebook Messenger

Tal como revelei anteriormente, os chats criptografados do Facebook Messenger já estão disponíveis para alguns utilizadores desde o ano passado, mas não estão ativos por padrão, e para ativar precisa de ir às configurações dos chats individuais. Este é um processo bastante complicado se não souber com antecedência onde encontrar a opção correta. No ano passado, a Meta disse que estava a caminho de introduzir o E2EE por padrão em 2023, também indicando que a causa do atraso foi devido a questões de segurança. Ao que tudo indica, ainda que não tenha sido estipulado um prazo de validade bem definido, dada a intenção de expandir a função para um número cada vez maior de utilizadores, parece faltar muito pouco.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.