ChatGPT ganha versão dedicada para empresas

ChatGPT ganha versão dedicada para empresas

30 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, anunciou o lançamento de uma versão específica do seu chatbot empresarial. Esta versão profissional chega num momento em que o ChatGPT está a passar por um declínio em popularidade.

O novo serviço ChatGPT Enterprise deverá permitir às empresas o acesso a uma versão melhorada do chatbot, aliada a um maior nível de segurança e respeito pelos dados em comparação com as versões anteriores. A questão da segurança dos dados é um elemento essencial, enquanto vários grandes grupos, incluindo Apple, Amazon ou Samsung, proibiram os seus funcionários de utilizar o ChatGPT, por medo de fuga de dados confidenciais.

“Hoje marca mais um passo na adoção da IA ​​no local de trabalho, para adaptá-la à sua organização e ao mesmo tempo proteger os dados da sua empresa”, afirma a OpenAI.

A versão profissional da ferramenta lembra o Bing Chat Enterprise, já oferecido pela Microsoft e baseado na tecnologia OpenAI, que assinou um importante acordo com o grupo. Assim como o ChatGPT Plus, versão paga do serviço para o público em geral, será suportado pelo GPT-4, o mais recente modelo de IA da OpenAI.

“Acreditamos que a IA pode ajudar e elevar todos os aspectos da sua vida profissional e tornar as equipas mais criativas e produtivas”, disse a empresa.

ChatGPT com declínio na popularidade

O lançamento ocorre no momento em que a inteligência artificial não consegue capitalizar o boom causado pelo seu lançamento, o que fez com que a aplicação alcançasse 100 milhões de utilizadores mais rapidamente do que qualquer rede social.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Pew Research também aponta para as dúvidas suscitadas pelo uso da IA, e do ChatGPT em particular, enquanto dois terços dos questionados estão preocupados em não ver mais regulamentação da ferramenta. A pesquisa destaca um aumento na utilização do serviço entre março e julho, com 16% dos funcionários adultos que ouviram falar do ChatGPT afirmando tê-lo utilizado no trabalho em julho, contra 12% quatro meses antes.

Além disso, 52% dos americanos entrevistados disseram estar mais “preocupados” do que “entusiasmados” com o uso crescente da inteligência artificial.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.