CCleaner na lista negra do Windows Defender
30 Julho, 2020O Windows Defender, agora está a sinalizar o CCleaner como sendo uma aplicação potencialmente indesejada, e a sua instalação está a ser bloqueada nos dispositivos com o Windows 10.
Embora o software tenha adicionado o CCleaner à sua base de dados de ameaças com apenas alguns detalhes, a Microsoft publicou ontem uma actualização a explicar os motivos pelo qual a aplicação está a ser bloqueada pelo Windows Defender.
A Microsoft diz que o CCleaner em si não é um programa perigoso, mas o seu instalador inclui determinados softwares, como Google Chrome, Google Toolbar, Avast e antivírus AVG que os utilizadores podem não querer.
“Certos instaladores para versões de teste gratuitas e de 14 dias do CCleaner vêm com aplicações fornecidas, incluindo aplicações que não são exigidas pelo CCleaner, ou produzidas pelo mesmo editor, a Piriform. Embora as aplicações empacotadas sejam legítimas, o empacotamento de software, especialmente produtos de outros fornecedores, pode resultar em actividades inesperadas de software que podem impactar negativamente as experiências do utilizador”, afirma a Microsoft.
Pacote de instalação do CCleaner bloqueado pelo Windows Defender por causa do bloatware
Todos essas aplicações estão limpas, diz a Microsoft, e apesar do instalador do CCleaner oferecer uma configuração para desactivar, e impedir, o download e a instalação, alguns utilizador podem não necessariamente identificar essas opções e acabar por executar o software que não pediram.
“Alguns instaladores da versão gratuita do CCleaner, também baseados na Nullsoft, incluem um instalador do Google Chrome com o nome de ficheiro PF-Chrome-2019.exe. Depois de instalar o Google Chrome, o instalador define a aplicação incluída como o navegador da web padrão. Algumas variantes do mesmo instalador também adicionam a Barra de Ferramentas Google ao Chrome como uma extensão”, diz a Microsoft.
Como resultado, o Windows Defender bloqueia completamente o CCleaner, desde que o próprio instalador venha com esse software incluído por padrão. Por outro lado, vale a pena saber que nem todos os instaladores estão bloqueados, pois o Piriform, fabricante do CCleaner, de propriedade da Avast, também está a disponibilizar pacotes separados que vêm sem esses programas oferecidos aos utilizadores durante a instalação.
Edit: Fomos contactados pela Avast, que nos deixou o seguinte informação:
“Descobrimos que o Windows Defender classificou recentemente a versão gratuita do CCleaner e algumas outras das nossas ferramentas, e ferramentas dos nossos parceiros como “Software Potencialmente Indesejável”. Os nossos produtos, e os produtos dos nossos parceiros são genuínos e, por isso, estamos em contacto com a Microsoft para resolver esta questão o mais rápido possível”.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.