Microsoft é acusada de espiar os utilizadores do Windows 10

Microsoft é acusada de espiar os utilizadores do Windows 10

29 Agosto, 2019 0 Por Sandro Sotto

A Microsoft está sistematicamente na mira das autoridades reguladoras, que agora acusam a empresa de estar há vários anos a recolher dados pessoais dos utilizadores do Windows 10. As autoridades estimam que em 2017 a empresa tenha violado a lei, procurando dados além do que é necessário, e isso, sem o conhecimento dos utilizadores. Estes incluem endereços de sites visitados através do navegador Edge ou dados sobre o uso de cada aplicação no Windows 10.

Microsoft está sujeita a uma nova sanção por recolher ilegalmene dados no Windows 10

A empresa sempre se defendeu afirmando que esses dados eram usados ​​apenas pelo seu sistema de telemetria. O segundo permite diagnosticar os problemas técnicos encontrados pelos utilizadores do Windows 10 para, segundo a Microsoft, ajudar a melhorar os seus produtos e serviços. No entanto, muitas organizações apontaram o uso desses dados para a criação de um perfil de publicidade exclusivo para cada utilizador.

Diante da pressão, a Microsoft acabou dar um passo de boa vontade, sendo um pouco mais transparente sobre os dados que recolhe, enquanto muda o seu sistema para exigir a aprovação do utilizador em alguns casos. Essas medidas seriam um engodo, e segundo Autoriteit Persoonsgegeven, que afirma numa declaração que descobriu que "nova recolha de dados potencialmente ilegal" foi realizada pela empresa. Uma queixa acaba de ser apresentada pela organização com o seu homólogo irlandês. A sede europeia da Microsoft está realmente localizada em Dublin.

Cabe agora ao DPC irlandês investigar o problema e determinar se a Microsoft está, ou não, a infringir. Como lembrete, em caso de infracção, o RGPD prevê multas que podem ser de até 4% do facturamento anual global da empresa.

 

VIA

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.