Carregar completamente uma bateria de 4000mAh em menos de 15 minutos? Sim é uma realidade
20 Junho, 2019A Vivo quer elevar ainda mais a barra de desempenho para o carregamento de baterias de smartphones e anuncia o Super FlashCharge de 120W. É uma tecnologia de carregamento super rápido que, segundo a informação da fabricante, permite carregar completamente uma bateria de 4000 mAh em apenas 13 minutos.
Por enquanto, a Vivo limita-se a anunciar a sua chegada, sem fornecer informações mais detalhadas sobre o seu funcionamento e quando será possível utilizar os primeiros dispositivos capazes de utilizar essa técnologia. É um anúncio que deve ser contextualizado no mercado chinês e em vista de um importante evento que terá início nos próximos dias, o Mobile World Congress, que se realiza em Shanghai de 26 a 28 de Junho.
É provável que a Vivo queira capturar a atenção do público asiático (e outros) com o anúncio da nova tecnologia de carregamento super rápido, sem perder terreno para os concorrentes. Deve ser lembrado que em Março passado também a Xiaomi anunciou o Super Charge Turbo, que prometia o carregamento completo de uma bateria da mesma capacidade (4.000 mAh) em apenas 17 minutos. A solução da Vivo, na teoria, é melhor.
Não está claro que tipo de soluções técnicas a Vivo usará: em Maio, a Samsung apresentou os novos controladores USB-C Power Delivery que permitem uso rápido de até 100W, mas a fabricante chinesa quer ir além disso. Que a Vivo estava pressionada para reduzir o tempo necessário para o carregamento completo da bateria, já se percebeu, examinando a sua produção recente e da sua sub-marca IQOO – o primeiro smartphone IQOO na verdade suporta carregamento Vivo Super FastCharge de 44W, que em apenas 30 minutos carrega 85% de uma bateria de 4.000 mAh.
Se todas estas tecnologias (Super FlashCharge e Super Charge Turbo) forem lançadas para o mercado, deixa de ser necessário carregar os nossos dispositivos durante a noite. Quando acordamos, metemos o telefone à carga, vamos fazer a nossa higiene matinal, e quando tivermos despachados disso, a bateria está carregada. Muito bom.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.