Posso utilizar o carregador USB-C do meu portátil para carregar o smartphone?

Posso utilizar o carregador USB-C do meu portátil para carregar o smartphone?

25 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

O USB-C está na ordem do dia. Recentemente a Comissão Europeu aprovou a lei do carregador único, e esse foi o padrão aprovado para o mesmo. Isso significa que a partir de 2024, todos os dispositivos electrónicos de consumo, que necessitem de carregamento, têm de contar com uma porta USB-C para o fazer... até o iPhone.

Alguns dias depois disso, os Estados Unidos começaram a trabalhar em algo semelhante para ser implementado por terras do Tio Sam.

A verdade é que muitas pessoas começam a ter duvidas sobre esse padrão, e uma das duvidas mais frequentes é: podemos utilizar o carregador USB-C do nosso computador portátil para carregar o nosso smartphone? E a resposta é simples, de um modo geral sim.

No entanto, e como podem ter reparado, eu aqui a utilizei a expressão “de um modo geral”. Isso acontece porque, em última análise, sempre dependerá de que carregador estamos a falar, e de qual smartphone está a utilizar. Para ter compatibilidade de carregador bem-sucedida (ou seja, a possibilidade de usar o carregador de um dispositivo para outro dispositivo), duas condições devem ser atendidas: ter uma ligação física comum, e utilizem o mesmo protocolo de carregamento.

Ligação física

Em 2014, a porta USB-C foi oficialmente anunciada pelo USB Implementer's Forum (USB-IF), uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas líderes do sector, como Apple, Microsoft e Intel. O USB-C (também chamado de USB Type-C) foi concebido com a ideia de criar um padrão universal único que resolveria os diversos problemas de design do USB mais antigo. Totalmente reversível, essa porta seria pequena o suficiente para ser utilizada em smartphones, mas ainda assim é robusta o suficiente para alimentar laptops.

Avançando para os dias de hoje, o USB-C tornou-se o padrão em todos os tipos de dispositivos (ou quase todos). A maioria dos novos telefones Android são alimentados por essa porta, e Apple inclui a mesma no Macbook Pro desde o modelo de 2015, e o iPad vem com uma porta USB-C, que, aliás, também partilha a especificação com o moderno Thunderbolt 3.

Protocolo de carregamento

Mas ter uma porta física USB-C não torna tudo automaticamente compatível com tudo. Essa porta é simplesmente a interface física que é ligada ao dispositivo. Para ter uma carga bem-sucedida, os dispositivos também devem ter um protocolo de carregamento compatível.

Felizmente, se o seu laptop tiver uma porta USB-C, também é muito provável que ele suporte o USB Power Delivery (USB-PD). Este é o protocolo mais comum nos dias de hoje, que permite saída de até 20V/5A (100W) em laptops. É também o protocolo por trás das tecnologias de carregamento rápido recentemente implantadas pelas fabricantes de smartphones.

Mas afinal posso ou não utilizar o carregador USB-C do meu portátil no meu smartphone?

Hoje em dia, todas as baterias modernas possuem um controlador de carga integrado que regula a tensão de entrada, e evita sobrecargas. Isso funciona em conjunto com o facto de que a maioria dos carregadores também suporta diferentes níveis de tensão de saída. Na prática, isso significa que, quando liga um carregador a um dispositivo, o próprio carregador, e o dispositivo, têm uma espécie de “conversa”, onde o telefone “diz” ao carregador a tensão que necessita, e a corrente de entrada que suporta. O carregador então fornece essa energia na tensão e corrente acordadas.

USB-C

Precisamente por causa dessa negociação, isso significa que, mesmo que o seu telefone não suporte carregamento rápido, ele ainda funcionará com o carregador de laptop USB-C, pois o carregador simplesmente assumirá a taxa padrão de 5V/1A. Ou seja, pode sim utilizar o carregador do seu portátil sem problema, pode é não ter a maior velocidade de carregamento.

Mas atenção: utilize sempre carregadores genuínos

Tudo isto é real e verdadeiro, desde que não tenha comprado aquele carregador de 5 euros na China. Sim, apesar de muito raros, existem falsos carregadores USB-C, ou seja, que não cumprem as especificações do USB-IF. Não creio que vá ter acesso a um desses carregadores, até porque há muito começaram a ser banidos do mercado, e das lojas a nível mundial, mas em qualquer caso, desde que o seu carregador seja original, não vai ter problemas em utiliza-lo em qualquer dispositivo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.