Canon processada por ocultar informações sobre as suas multifunções

Canon processada por ocultar informações sobre as suas multifunções

18 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

A Canon está a ser processada por aparentemente realizar acções de marketing enganosas. Segundo a acusação, a empresa vende multifunções, com a função de copiador, impressora, fax e scanner, que nem sempre funcionam. Mais concretamente, se o dispositivo não contiver qualquer tinteiro, ou os mesmos tiverem vazios, a empresa desactiva a função de digitalização, algo completamente sem sentido.

Alem disso, essa não e uma situação recente, já que existem relatos de 2016, de diversos clientes da empresa, a reclamar dessa situação, ou seja, é uma situação que dura há anos, e a empresa não parece disposta a resolver.

Por esse motivo, David Leacraft, que provavelmente é um cliente irritado, decidiu processar a Canon USA por este assunto, pois sentiu-se induzido em erro quanto à compra do produto que fez. Segundo a acção, Leacraft havia adquirido um modelo PIXMA MG2522 que pode imprimir, copiar e digitalizar, mas o processo diz o seguinte:

A Canon não representa nem avisa os consumidores de que a tinta é um componente necessário para digitalizar ou enviar documentos por fax.

[..] A Canon sabia, ou deveria saber, que as suas representações e anúncios sobre as impressoras multifuncionais eram falsas e enganosas.

Canon
PIXMA MG2522

Canon força utilizadores a terem tinteiros nas multifunções mesmo para utilizar o scanner

O processo prossegue alegando que a Canon está a fazer isso apenas para ganhar mais dinheiro com as vendas de tinta, que se tornam necessárias para manter os aparelhos a funcionar como scanners ou aparelhos de fax.

Não há motivo, ou base técnica, para fabricar as impressoras multifuncionais com uma função de detecção de nível de tinta que faz com que o scanner deixe de funcionar quando a tinta está baixa ou vazia. A Canon projectou as impressoras All-in-One de forma a exigir que os consumidores mantenham a tinta nos seus dispositivos […] O resultado é um aumento nas vendas de tinta, das quais a Canon obtém lucros significativos.

Todo o processo pode ser consultado aqui.