Bug impede Windows 11 de detetar chip TPM em processadores AMD

Bug impede Windows 11 de detetar chip TPM em processadores AMD

5 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

Mais de um ano após o seu lançamento, o chip TPM continua a dificultar a vida dos utilizadores do Windows 11… ou daqueles que pretendem ser utilizadores do mesmo. Além de impedir que aqueles cujo PC não esteja equipado instale o sistema operativo, esse chip causa de vez em quando alguns bugs muito irritantes.

E precisamente, um novo bug está a ser muito falado nos fóruns de autoajuda da Microsoft, dão conta de que o seu PC estiver equipado com um processador da AMD, tem boas possibilidade de estar a ser afetado pelo mesmo.

Segundo está a ser revelado, vários utilizadores estão a dar conta de que o Windows não deteta mais o seu chip TPM, embora esteja presente na sua instalação. Os depoimentos têm em comum que quase todos afirmam ter um processador da AMD. Além disso, um deles parece particularmente afetado pelo problema: o Ryzen 7 5800X3D. Alem disso, há um relato em particular que chama a atenção, que é um utilizador que explica que não teve qualquer problema com o seu antigo processador 5800X, e só passou a ter quando mudou para o 5800X3D.

Se encontrarmos alguns chips Intel entre os depoimentos, são os processadores AMD os mais afetados por esse estranho bug. Por enquanto, a Microsoft aparenta estar ciente desse problema, conforme evidenciado por este relatório de bug:

“O atestado TPM para plataformas AMD com firmware ASP TPM pode falhar com o código de erro 0x80070490 nos sistemas Windows 10 e Windows 11. De momento, não há atualizações disponíveis para resolver esse assunto.”

Processadores AMD afetados por um bug do Windows 11 que não deteta o chip TPM

Infelizmente, como o último indica, a Microsoft ainda não oferece qualquer solução para essa situação. Do lado da AMD, ainda estamos a aguardar por uma comunicação oficial. Ou seja, a única solução possível de momento é equipar-se com um módulo TPM externo, que pode ser integrado na sua motherboard. Esse bug também lembra a época em que a Microsoft implantou uma atualização do Windows 11 em PCs não compatíveis.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.