Windows 10: Bug no Windows Defender pode estar a “roubar-lhe” armazenamento

Windows 10: Bug no Windows Defender pode estar a “roubar-lhe” armazenamento

5 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

A suite de segurança do Windows 10, o Windows Defender parece ter um bug que pode criar milhares de ficheiros, a ponto de fazer com que uma pasta esteja a ocupar, indevidamente, vários GB.

Segundo está a ser revelado, o bug do Windows Defender, no Windows 10, está relacionado à versão 1.1.18100.5 do mecanismo. Os utilizadores viram o seu disco rígido, ou o SSD, ficar com muito menos espaço livre, e sem qualquer motivo aparente. Alguns descobriram que o espaço ocupado pode chegar aos 11GB, mas existem relatos de utilizadores a darem conta de que a pasta em questão chega a ter 30GB. Pode verificar por si mesmo indo para a pasta C: \ ProgramData \ Microsoft \ Windows Defender \ Scans \ History \ Store.

Windows Defender bug
No meu caso apenas ocupa pouco mais de 11MB

Windows Defender com bug que pode estar a ocupar espaço no seu disco

Entretanto, parece que a Microsoft já corrigiu o bug actualizando a versão da suite para a versão 1.1.18100.6. Pode verificar qual a versão que possui acedendo às Definições do Windows 10 e navegando até Actualizações e segurança > Segurança do Windows > Abrir a Segurança do Windows > Definições > Sobre. Se tiver uma versão anterior a 1.1.18100.5, vá para o Windows Update e faça uma verificação forçada de actualizações.

A Microsoft ainda não reagiu publicamente a esse bug. Mas se estiver preocupado, saiba que pode apagar todos os ficheiros da pasta indicada anteriormente. Os ficheiros necessários serão regenerados automaticamente.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.