Novo bug da nova atualização do Windows 10 cria graves problemas

Novo bug da nova atualização do Windows 10 cria graves problemas

6 Outubro, 2018 0 Por Joel Pinto

A grande atualização de outubro de 2018 para o Windows 10 definitivamente não está a ter uma implementação pacifica. Depois de detetado um bug no gestor de tarefas, e outros pequenos bugs com menos relevância, eis que surge um problema que é do mais grave que pode acontecer com a implementação de uma atualização: o desaparecimento de informações.

Segundo está a ser reportado via Reddit, Twitter e até mesmo no fórum de suporte oficial, um problema foi encontrado no processo de atualização para a nova versão principal do sistema operativo, que levou à exclusão indesejada de ficheiros da pasta de Documentos.

Como exemplo, citamos a reclamação de Robert Ziko, que fez a seguinte publicação no fórum oficial de suporte da Microsoft onde afirma ter perdido 220GB de dados após a atualização (traduzida):

Acabei de atualizar o Windows usando a atualização de outubro (10. versão 1809). Ele excluiu todos os meus ficheiros de 23 anos com um total de 220 GB. É incrível. Eu tenho usado produtos da Microsoft desde 1995 e nada como isso aconteceu antes [...] Os ficheiros estavam em C: / Users / rober / Documents. O caminho ainda está presente, mas sem os ficheiros, foram todos excluídos.

No caso específico, o caso terminou de forma positiva graças a um backup que o utilizador havia feito há dois meses - os ficheiros das semanas após o backup, no entanto, não são recuperáveis. No momento de identificar em que condições o bug "opera", ainda não é possível, e se de um lado há quem relate o bug, do outro existem inúmeros utilizadores que realizaram a atualização sem encontrá-lo. Pessoalmente também já tenho a atualização que foi feita via Windows Update, e não obtive o problema reportado.

Entretanto, e quando se podia pensar que alguns utilizadores se estariam a queixar sem que o problema realmente exista, eis que Dona Sarkar, líder do programa do Windows Insider, confirmou em resposta a um utilizador afetado pelo problema de apagar os ficheiros, que a empresa está a investigar a causa do mesmo.

Esperemos que seja descoberto rapidamente as causas deste bug, que pode causar danos irrecuperáveis a milhões de utilizadores e empresas.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.