E se um bug tornasse Windows 11 muito mais rápido?

E se um bug tornasse Windows 11 muito mais rápido?

4 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Como todas, ou quase todas, as aplicações da Microsoft, o Explorador de Ficheiros do Windows 11 conta com os seus bugs. A verdade é que muitas vezes ele carrega os ficheiros de forma mais lenta do que é normal, ou até demorar muito a apresentar resultados de pesquisa.

Na verdade, alguns testes recentes mostraram que o Explorador de Ficheiros do Windows 10 é mais ágil do que o do Windows 11. Mas parece que um bug no mais recente sistema operativo está a dar ao Explorador de Ficheiros um aumento inesperado de velocidade.

Uma utilizadora da rede social Twitter, que se dá a conhecer como Vivy, encontrou um bug que pode acelerar significativamente o Explorador de ficheiros do Windows. Ela revelou que mudar o Explorador para o modo de ecrã completo (pressionando F11) e depois sair desse modo (pressionando novamente o F11) resulta no carregamento quase instantâneo do conteúdo da pasta e na geração de visualizações em miniatura dos ficheiros. A função de pesquisa no Explorador também se torna mais responsiva e rápida.

Depois desse relato, a situação começou a ser discutida no Reddit, onde diversos utilizadores estão a dar conta desse aumento muito significativo do desempenho da aplicação:

Eu testei numa pasta de música com mais de 1.800 subpastas e mais de 25.000 ficheiros: tudo abre instantaneamente, incrível. Este é o desempenho que tivemos no Explorador do Windows 7.

Explorador de Ficheiros beneficia com bug no Windows 11

Aparentemente, esse bug está a afetar todas as versões do Windows 11, desde as compilações do Canary Insider até a versão original (22000, 21H2).

Embora o bug torne a aplicação mais rápida, seria melhor se pudéssemos ter esse tipo de desempenho por padrão, ou seja, sem ter de forçar o bug. O Windows 11 deveria ter melhor desempenho geral do que as versões anteriores, mas não parece ser o caso.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.