Bug no iOS 13.4 "desliga" a criptografia de dados via VPN

Bug no iOS 13.4 "desliga" a criptografia de dados via VPN

30 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

Um dos principais benefícios de utilizar uma VPN, é o facto de nos pudermos proteger quando estamos a navegar na Internet, já que ela faz com que os nossos dados se mantenham criptografados. Infelizmente, como em qualquer sistema, pode acontecer que uma funcionalidade sofra com alguns bugs, e esse parece ser o caso do iOS 13.4. Na versão mais recente, um bug "estraga" a criptografia de dados via VPNs, o que as torna quase completamente inúteis.

Bug no iOS 13.4 torna as VPNs quase inúteis

Foi o serviço VPN Proton que fez essa descoberta incrível. O iOS 13.4 contém uma falha de segurança que impede que os dados sejam protegidos como deveria ser, quando uma VPN está activa no telefone. Segundo a Proton, o bug não encerram ligações não seguras que poderiam estar activas quando a VPN foi iniciada. Como resultado da operação, elas permanecem abertas, e não seguros, durante vários minutos, ou até horas, fora do túnel da VPN.

E o mais preocupante é que Proton afirma ter descoberto esse bug na versão 13.3.1 do iOS. As equipas então avisaram a Apple desse bug. A empresa de Cupertino confirmou que o havia lido a informação, mas estranhamente, o problema não foi corrigido. A versão 13.4 do IOS foi lançada cerca de 2 meses depois, e com o mesmo bug. A Proton também afirma que, infelizmente, o próprio design do iOS não permite que as VPNs encerrem ligações activas. Portanto, não há como contornar essa falha. Os utilizadores, portanto, precisam de fazer isso manualmente, por enquanto. Para fazer isso, deve iniciar a VPN, activar o modo avião para eliminar todas as ligações activas e desactivar esse modo para que todas as ligações voltem a ser restabelecidas e passem pela VPN.

Resta esperar para saber como, e quando, é que a Apple vai resolver este problema com a VPN no iOS 13.4, mas provavelmente só numa futura actualização.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.