Bug do iOS desactiva completamente o Wi-Fi do iPhone

Bug do iOS desactiva completamente o Wi-Fi do iPhone

21 Junho, 2021 0 Por Joel Pinto

Existe um bug no iOS que está a afectar o iPhone e que é no mínimo pode ser irritante, pois bloqueia completamente o Wi-Fi do telefone. Felizmente, há uma solução para quem se encontra nessa situação.

O pesquisador de segurança Carl Shou descobriu que o iPhone não consegue ligar-se a uma rede Wi-Fi se tentar ligar a uma rede chamada % p% s% s% s% s% n. Todo o Wi-Fi simplesmente deixa de funcionar, assim como o AirDrop. Como pode ser visto no vídeo abaixo, o botão recusa-se a activar e, portanto, permanece desactivado.

Obviamente, esse nome de rede é mais do que suspeito desde o início. É improvável que as pessoas pensem em fazer login no mesmo. Mas ainda é importante relatar esse bug. Podemos imaginar que a Apple irá corrigi-lo em breve com uma actualização do iOS.

Mas o que faz causar esse bug no Wi-Fi do iOS?

Ainda não há uma explicação oficial para o mesmo. Mas uma teoria está relacionada à linguagem de programação C. É que o elemento s% significa que o número de caracteres escritos deve ser registado. O subsistema Wi-Fi parece passar o nome da rede Wi-Fi (SSID) sem torná-lo anónimo para uma biblioteca interna do iOS que executa uma operação relacionada a caracteres, causando uma gravação arbitrária na memória e um estouro de buffer. Isso resulta em corrupção de memória e o iOS fecha o processo, o que desliga completamente o Wi-Fi para o utilizador.

Wi-Fi ios

Se estiver a ser vitima desse bug, fique já a saber que uma reinicialização não muda nada. Por outro lado, é possível ir para Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir configurações de rede. Isso irá restaurar o acesso ao Wi-Fi. No entanto, tenha cuidado: essa configuração limpa a lista de todos os pontos de Wi-Fi aos quais se ligou anteriormente. Portanto, você terá que se identificar novamente com a password de todas as redes que já tinha guardado.