Bug numa actualização do Windows 10 pode destruir o seu SSD

Bug numa actualização do Windows 10 pode destruir o seu SSD

28 Agosto, 2020 2 Por Joel Pinto

Toda, e qualquer actualização tem como objectivo de melhorar o sistema para onde se destina, quer seja para resolver bugs existentes, introduzir melhorias ou simplesmente novos recursos. No entanto, as actualizações recentes do Windows 10, por parte da Microsoft, parecem estar a chegar com mais bugs do que aqueles que corrige. Na verdade, uma das actualizações mais recente do Windows 10 conta com um bug que pode estar a destruir lentamente o seu SSD.

Segundo está a ser revelado, parece que a actualização causou um bug na ferramenta “Desfragmentar e otimizar unidades” do Windows 10. Como resultado desse bug, aparentemente o Windows 10 não consegue guardar a informação da última vez que o seu SSD foi desfragmentado e, por causa disso, sempre que o seu dispositivos é reiniciado, o Windows tenta desfragmentar o mesmo, e sabemos que isso não é nada saudável.

Uma das vantagens dos SSDs em relação ao HDD é a sua longevidade devido à falta de peças mecânicas. Ele também não deve ser desfragmentado com tanta frequência e, dependendo da frequência com que reinicia o PC, ele pode acabar por ser desfragmentado várias vezes ao dia, o que vai garantidamente prejudicar a sua saúde e encurtar drasticamente a sua durabilidade.

Windows 10 20H2 Windows 10 menu iniciar SSD

Windows 10 com bug que pode destruir o seu SSD

A Microsoft já deu conta da existência desse bug, e inicio de imediato os trabalhos para a sua correcção, e algumas horas depois lançou uma possível correcção para os utilizadores Insiders. Isso significa, que em breve, e se tudo correr bem, a correcção chegará em breve para todos os utilizadores do sistema operativo. Enquanto isso, pode ser uma boa ideia desactivar a desfragmentação automática, pelo menos até que o bug seja corrigido.

Se quiser fazer isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Clique no menu Iniciar
  2. Digite Desfrag e seleccione “Desfragmentar e otimizar unidades”
  3. Seleccione o seu SSD e depois em “Alterar Definições”
  4. Desmarque a caixa que diz “Executar conforme agendado (Recomendado)”
  5. Clique em OK

Quando a situação estiver resolvida, é voltar a activar a opção seguindo os mesmos passos.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.