Brasil suspende o bloqueio do Telegram

Brasil suspende o bloqueio do Telegram

21 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

2 dias após ordem de bloqueio, o bloqueio do Telegram no Brasil foi suspenso

Há alguns dias revelamos aqui que uma ordem judicial no Brasil havia ordenado o bloqueio da aplicação de mensagens Telegram, no Brasil. A ordem havia sido dada por um juiz do Supremo Tribunal Federal, por causa de incumprimento de decisões judiciais, nomeadamente no que se refere a um pedido de limitação da divulgação de informações falsas.

A verdade é que o Telegram já tinha no passado suspensões no Brasil, mas o juiz Alexandre de Moraes bateu mais forte dessa vez ao anunciar um bloqueio real. Acontece que a decisão de bloqueio durou apenas dois dias porque o sistema de mensagens fez várias alterações, e segundo está a ser revelado, caso as alterações não tivessem sido feitas, o bloqueio teria continuado.

O New York Times relata que o Telegram utilizou o fim de semana para trabalhar nas alterações necessárias para cumprir as ordens judiciais, incluindo a remoção de informações classificadas partilhadas pela conta do presidente Jair Bolsonaro e a exclusão das contas de um proeminente apoiante de Jair Bolsonaro que foi acusado de espalhar informações falsas. Esta acção satisfez o tribunal, que suspendeu a sua proibição na noite de domingo.

Na realidade, a aplicação de mensagens foi ainda um pouco mais longe. Eles fizeram várias outras mudanças no Brasil para combater a desinformação na sua aplicação, que preocupa as autoridades brasileiras antes das eleições presidenciais, que se realizam no próximo mês de Outubro. O serviço começará a promover informações verificadas no Brasil e a sinalizar falsas publicações como imprecisas, enquanto pede aos seus funcionários que monitorizem os 100 grupos mais populares do Brasil, que respondem por 95% das visualizações de publicações públicas no país.

telegram

Outro dado realmente muito relevante neste assunto: a aplicação do Telegram está instalada em 53% dos smartphones brasileiros, e esse foi o principal motivo de preocupação.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.