Brasil proíbe a venda de iPhone sem carregador e multa a Apple em 2,3 milhões

Brasil proíbe a venda de iPhone sem carregador e multa a Apple em 2,3 milhões

7 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Quando estamos a poucas horas do anuncio do novo iPhone 14, eis que surgem noticias menos agradáveis para a Apple. É que o governo brasileiro suspendeu as vendas dos iPhone sem carregador. E se isso só por si não fosse uma boa noticia, a Apple também incorre numa multa de R$ 12.275.500 (cerca de 2,3 milhões de euros) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Brasil.

A isso soma-se a uma multa de 2 milhões que a Apple incorreu em 2021, depois de anunciar o seu primeiro smartphone a ser vendido sem carregador, o iPhone 12. A Apple pode recorrer desta decisão do governo do Brasil.

As autoridades Brasileiras também ordenaram o cancelamento do registo do iPhone 12 na Anatel, aquela que é a agência nacional de telecomunicações do Brasil.

Em 2021, o Procon-SP, órgão de defesa do consumidor do estado de São Paulo, multou a empresa da maça em 2 milhões por causa do iPhone 12. Eles afirmaram que a empresa vendeu aquilo que o país considera um produto incompleto, e desde que foi notificado não se esforçou para “minimizar os danos e continua a vender smartphones sem carregadores”.

ecrã iphone 12 SCAM apple

Brasil suspende as vendas do iPhone 12 e multa a Apple em alguns milhões

A Samsung enfrentou consequências semelhantes do governo brasileiro, mas supostamente decidiu fornecer carregadores, de forma gratuita, aos clientes no Brasil, que compraram os seus novos smartphones que foram enviados sem uma unidade.

Até o momento, o iPhone 12, e versões posteriores, ainda parecem estar disponíveis para compra no site da Apple no Brasil, no entanto, tudo deverá mudar muito em breve.

"Se persistir nas infracções, a Apple pode ser considerada reincidente, com a aplicação de novas punições, mas ainda mais severas", disse o MJSP no seu comunicado.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.