Nem tudo são boas noticias em torno do Microsoft Defender

Nem tudo são boas noticias em torno do Microsoft Defender

16 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Microsoft Defender é bom na defesa contra ameaças mas não se sai bem em outras ocasiões

Já por diversas vezes elogiamos aqui o Microsoft Defender, a suite de segurança da Microsoft que está presente nativamente no Windows 10 e no Windows 11, e que os mais variados testes demonstram, que é uma solução mais do que suficiente para os utilizadores domésticos.

No entanto, nos testes mais recentes do pessoal do AV-Comparatives, parece que o Microsoft Defender não se sai tão bem quando o assunto é o impacto causado pelo mesmo no desempenho do sistema.

Num teste realizado, onde colocou frente a frente 17 produtos de segurança, nove desses produtos obtiveram o nível Advanced+, ou seja, o melhor (K7, Panda, ESET, G Data, NortonLifeLock, McAfee, Bitdefender, Avast, AVG), seis deles tiveram o nível Advanced (Kaspersky, VIPRE, Trend Micro, TotalAV, Avira e Malwarebytes) e dois obtiveram o nível Standard (Microsoft e Total Defense)... que é o nivel mais baixo de todos.

O teste de primavera para avaliar o impacto no desempenho do sistema foi realizado num computador com o Windows 10 (versão 21H2; 64 bits) numa configuração chamada de low-end com um processador Intel Core i3, 4GB de RAM e um disco SSD. O procedimento envolve uma ligação activa à Internet para contabilizar o impacto dos serviços e recursos em nuvem. As tarefas realizadas passam por copiar ficheiros, instalar aplicações, iniciar aplicações, descarregar ficheiros e navegar em sites.

A tabela que podemos ver abaixo mostra os resultados, variando de "lento" a "muito rápido" para execução de tarefas:

AV-C Score é a pontuação total para as tarefas, sabendo que "lento" não pontua, 5 pontos para "medíocre", 10 pontos para "rápido" e 15 pontos para "muito rápido".

Depois foi utilizado o PC Mark 10 (PC Mark 10 Professional Edition) para avaliar o desempenho sem uma solução de segurança instalada. A pontuação base é, portanto, 100. Ela diminui com o impacto no desempenho do antivírus instalado, e aqui mais uma vez o Microsoft Defender não foi melhor que os outros.

Com o total de 190 pontos no máximo, a pontuação de impacto do antivírus é obtida subtraindo os resultados obtidos, ou seja, quanto mais pontos, melhor:

Microsoft Defender

No próximo Outono, a AV-Comparatives vai realizar os mesmos testes, mas desta vez com uma máquina em configuração high-end... e estou ansioso para conhecer o resultado final.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.