Blizzard deixou de desenvolver o World of Warcraft?

Blizzard deixou de desenvolver o World of Warcraft?

28 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

World of Warcraft é um jogo de referencia há muitos, muitos anos. Quer goste, ou não, do seu género, é inegável que se trata de uma licença mundialmente famosa e que já deu à Blizzard milhões de euros. No entanto, nos últimos anos, a saga parece estar a perder muito do seu fôlego, a ponto de parecer que o seu desenvolvimento está estagnado.

A verdade é que o jogo é claramente a galinha dos ovos de ouro da Blizzard. Ele requer uma assinatura mensal, e conta com as inúmeras compras no seu interior... mas isso não parece manter o estúdio entusiasmado, já que parece que o seu desenvolvimento simplesmente morreu.

Pelo menos é o que pode ser retirado de uma acção legal tomada pelo estado da Califórnia contra a Activision Blizzard, a empresa-mãe da Blizzard, através do assédio no trabalho. A empresa é acusada de manter “uma cultura de trabalho baseada na fraternidade”. Como resultado, o moral dentro da empresa estaria mais baixo do que nunca, o que, no caso do World of Warcraft, teria levado muitos programadores a deixarem de trabalhar em videojogos.

World of Warcraft está morto?

Em qualquer caso, isso é o que foi anunciado pelo designer de sistema do jogo, Jeff Hamilton, que publicou as suas ideias sobre a situação actual do jogo:

Não sei o que fazer. Eu não tenho todas as respostas. O que posso dizer é que dificilmente há trabalho a ser feito no World of Warcraft agora durante tudo isso. E isso não beneficia ninguém, nem os jogadores, nem os programadores, nem os acionistas.”

World of Warcraft: Shadowlands

Portanto, é verdade que a Blizzard não vai matar o seu jogo hoje e nem a médio prazo. É mais como uma mensagem que os funcionários estão a tentar transmitir à empresa. Ao mesmo tempo, houve relatos de jogadores do jogo a protestar por causa de várias acusações contra a Activision Blizzard.