Black Shark: A subsidiária da Xiaomi atravessa graves problemas financeiros

Black Shark: A subsidiária da Xiaomi atravessa graves problemas financeiros

13 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A marca Black Shark pode não ser conhecida por todos os que estão a ler este artigo, mas a empresa atravessa uma grave crise financeira. A fabricante também está associada à Xiaomi, e por exemplo, utiliza uma versão ligeiramente modificada do MIUI.

Relatos que nos chegam da China dão conta de que a fabricante de smartphones para jogos despediu centenas de funcionários e não consegue pagar a indemnização que os mesmos têm direito. Diz-se que a onda de demissões está a acontecer desde agosto de 2022 e causou muitos problemas entre ex-funcionários, alguns dos quais ainda aguardam pelos pagamentos.

Os problemas provavelmente foram desencadeados por negociações fracassadas de aquisição com a Tencent Holdings. Estes últimos teriam desistido no final porque não foi possível obter as aprovações antitruste necessárias.

Dos originalmente mais de 1000 funcionários da Black Shark, restam apenas cerca de 100. A própria fabricante afirma que está à procura de formas de garantir o seu futuro e, claro, também resolverá as reivindicações pendentes dos ex-funcionários. No Weibo, no entanto, muitos ex-funcionários do Black Shark expressam regularmente a sua raiva em publicações da marca e do seu CEO.

O ano de 2022 para a Black Shark foi indiscutivelmente mau, já que a demanda por smartphones diminuiu e as condições económicas também se deterioraram na China. Diz-se que os volumes de entrega da empresa caíram quase um quarto em comparação com o ano anterior. Além disso, a empresa já atende a um nicho com seus smartphones para jogos. Eu também suspeito que poucos utilizadores pensam muito nessa marca, já que obtêm basicamente o mesmo desempenho com um topo de gama "normal" e geralmente beneficiam de câmaras melhores.

Black Shark passa por grandes dificuldades

No entanto, pessoalmente espero que a Black Shark se possa recompor, já que apresenta equipamentos realmente interessantes, e que nem por isso são caros, mas desconfio que em breve será anunciado o encerramento da empresa.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.