Bill Gates diz que o maior erro da Microsoft foi perder para o Android

26 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

A Microsoft transformou-se num dos maiores gigantes da tecnologia ao longo de vários anos, mas o seu co-fundador, Bill Gates, acha que poderia ter sido ainda melhor. Numa recente entrevista à empresa de capital de risco Village Global, Gates disse que o maior erro da Microsoft foi perder a oportunidade de construir a maior plataforma móvel. Em vez disso, é o sistema operativo móvel da Google que se transformou num gigante.

Assumindo a culpa, Gates admitiu que foi a sua má gestão que causou a Microsoft a perder o barco. O magnata dos negócios considera que a indústria de software é um mercado em que o "vencedor leva tudo" e disse que, idealmente, a Microsoft deveria ter sido a arquiteta de uma plataforma telefónica padrão, que não é da Apple. Ele acredita que isso poderia ter ajudado a empresa a arrecadar 400 biliões de dólares, que é o que ele acha que o Android vale.

Quando o Android era inexistente, o Windows Mobile era a plataforma ideal para os smartphones. No entanto, em vez de seguir o exemplo da Apple e adaptar o seu sistema operativo para telefones com ecrã sensível ao toque, os executivos da empresa de Redmond realmente "gozaram" com os iPhones por não terem um teclado físico. Enquanto isso, a equipeq de sistemas operacionais móveis do Google, liderada por Andy Rubin, desenvolveu o Android como uma plataforma para aparelhos com ecrã touch.

A Google comprou o Android em 2005 por  $ 50 milhões e a empresa queria competir directamente com o Windows Mobile. Eventualmente, o Android conseguiu roubar a partilha do Windows Phone, levando a Microsoft a acabar com isso. O fato de os desenvolvedores não suportarem o Windows Phone também não ajudou.

Mas a Microsoft é muito mais que um sistema operativo

Como Bill Gates ressalta, o conjunto de aplicações Windows OS e Office da empresa ainda são amplamente utilizadas, e o seu negócio na nuvem também está a crescer, mas se tivesse desenvolvido uma alternativa bem-sucedida ao iOS, poderia ter sido uma empresa líder. Quanto ao Android, no prazo de 10 anos de seu lançamento, a plataforma móvel passou a atingir mais de dois biliões de utilizadores por mês, o que é o dobro do número de utilizadores do Windows 10.

Pelo que parece, o Windows Phone não está pronto para fazer um retorno, já que a Microsoft não parece interessada na plataforma. No entanto, a empresa pode estar a avançar com a computação móvel na forma de seu dispositivo dobrável Surface, que pode ser lançado no próximo ano. Talvez manter e melhorar a sua divisão de hardware sob a marca Surface possa ser a melhor aposta possível que a gigante do software tomou, então vamos esperar para ver o que o próximo ano reserva para essa indústria.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.