Bélgica também proíbe o TikTok dos telefones do governo
12 Março, 2023O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, anunciou uma proibição de seis meses do uso da aplicação do TikTok nos telefones funcionais fornecidos pelo governo, devido ao risco de apropriação indevida de dados confidenciais em benefício da China.
“Não devemos ser ingénuos: o TikTok é uma empresa chinesa que hoje é forçada a cooperar com os serviços de inteligência chineses. Esta é a realidade”, justificou o dirigente liberal numa afirmação.
A proibição diz respeito à navegação na rede social com um smartphone profissional, mas não ao uso em um dispositivo pessoal por funcionários públicos, ministros ou ministros do estado. Flandres, a maior região do país, já havia tomado uma decisão semelhante.
Se os dispositivos pessoais forem utilizados para fins profissionais, é ainda assim “recomendável (…) não instalar a aplicação”, especifica o comunicado de imprensa.
Na semana passada, a ministra da Defesa da Bélgica, Ludivine Dedonder, que utiliza o TikTok para a sua comunicação política, garantiu que a aplicação foi instalada num telemóvel dedicado exclusivamente a essa utilização.
A interdição decidida agora vai durar seis meses e depois será reavaliada. Foi decidido com base numa análise produzida conjuntamente pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CCB) e pela Segurança do Estado (inteligência civil) que avalia os riscos de espionagem.
Agora foi a Bélgica a proteger-se do TikTok
Nas últimas semanas, a Comissão Europeia e o Parlamento já haviam proibido o TikTok dos dispositivos dos seus funcionários, assim como o parlamento dinamarquês. Nos Estados Unidos, uma lei está a ser preparada para banir o TikTok dos dispositivos de funcionários públicos, um projeto de lei apoiado pela Casa Branca que em breve pode levar ao banimento da aplicação de todo o território dos EUA.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.