Em breve, trocar a bateria do seu iPhone só será possível na Apple Store

Em breve, trocar a bateria do seu iPhone só será possível na Apple Store

8 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

Parece que a Apple quer forçar os utilizadores do iPhone a ir à Apple Store, ou a um dos seus revendedores autorizados, caso necessite de trocar a bateria dos seus equipamentos. Para isso, a empresa teria feito uma mudança na última versão beta do iOS 13, que impede a visualização do status da bateria, quando a mesma for substituida por um agente não autorizado.

Um “bloqueio de software” para evitar reparações por pessoal não autorizado

Quem relata tal situação, é o pessoal do iFixit, que afirma que a empresa de Cupertino instalou um “bloqueio de software” na última versão do iOS 13, que é activado em caso de troca da bateria. Esse bloqueio impede o acesso ao status da bateria nas configurações do iPhone, um menu que permite conhecer o status da bateria, e que serve por exemplo para activar o modo de economia de energia, e também para desactivar e/ou activar “a suavização de desempenho”, uma função que reduz o desempenho do processador quando a capacidade da bateria é reduzida, para evitar desligamentos inesperados.

Como pode ser visto no iFixit , as baterias de terceiros deixarão de mostrar o status da bateria nas configurações do iPhone. Para repor essa configuração, deverá sempre ser necessário passar por uma Apple Store, ou por um revendedor autorizado para trocar a bateria.

Especificamente, um iPhone no iOS 13 ainda pode funcionar mesmo após a instalação de uma bateria não oficial, mas essa pequena configuração vai fazer com que o telefone não tenha informações sobre a bateria, e como tal não consiga fazer a melhor gestão da mesma. E muito provavelmente isso será suficiente para levar muitos utilizadores às soluções da Apple, em vez de a um reparador não autorizado.

O que acha? Em termos práticos a Apple não está a proibir o uso de uma bateria de terceiros, mas está a limitar muito o seu uso.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.